Criado por Laura Borges em sex, 30/08/2024 - 15:20 | Editado por Regiane Barbosa há 2 meses.
O dossiê pretende levantar questões ligadas aos grupos teatrais que surgiram nos anos 1960-1970 por influência da contracultura. Esses grupos buscavam recriar as relações humanas em novas bases éticas, estéticas e políticas, enfrentando as contradições que lhes eram inerentes. Nesse período, na América Latina e no Brasil, os grupos teatrais enfrentaram perseguições violentas de governos autoritários e, atualmente, a maioria deles não existe mais. Os que persistem têm suas próprias designações e formas de organização. O objetivo do dossiê é explorar o legado e a relevância, tanto histórica quanto contemporânea, desses grupos como agentes de transformação artística e social.
Para mais informações, acesse o site.
NOVA CHAMADA PARA ARTIGOS - A revista também já está aceitando submissões de artigos para o novo dossiê: "A cena na política e a política na cena: miradas sobre a teatralidade da extrema direita contemporânea". O envio pode ser feito de 2 de setembro até 1º de novembro, para publicação até o segundo trimestre de 2025.
O novo dossiê da revista explora a atuação da extrema direita no Brasil e em outros países, destacando a convergência entre conservadorismo moral e neoliberalismo radical. O tema inclui análises sobre a relação entre estratégias performativas e o impacto dessas ações políticas. O dossiê propõe também investigar questões como a presença da violência, a autenticidade fabricada, a performance na estética e política, e a economia das atenções. Busca ainda reunir estudos sobre espetáculos teatrais e performances que abordem o tema. O objetivo central é entender como o teatro pode ajudar a compreender a política contemporânea.
Acesse para submeter artigos.