Rebeca Figueira Martins, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Posdefil) da UFOP, teve sua dissertação de mestrado agraciada com o prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica deste ano.
O trabalho intitulado "A dimensão comunitária do Jardim de Epicuro" defende que, às concepções fisiológicas e éticas da filosofia de Epicuro, está imbricada uma dimensão comunitária, igualmente necessária ao alcance da vida feliz. Para isso, a autora apresenta a análise da diferença entre a sociabilidade e a comunidade que ocorre com a fundação do Jardim, convívio que consolida e materializa o modo de vida preconizado pela doutrina epicurista.
Gabriel Geller Xavier, professor do Departamento de Filosofia da UFOP e orientador da dissertação, destaca a abordagem inédita do tema feita pela aluna, resultando em uma pesquisa relevante e original. "A autora defende que a dimensão comunitária na filosofia epicurista é necessária para o alcance da felicidade. Trata-se de uma perspectiva inédita defendida na cena dos trabalhos que versam sobre o pensamento de Epicuro no Brasil e pouco explorado internacionalmente, o que reveste o trabalho de relevância e originalidade ímpar para uma dissertação de mestrado", explica o docente.
Em depoimento, Rebeca expressou seus sentimentos acerca da premiação: "É um momento de muita surpresa, por receber um prêmio de tamanha importância, e de contentamento, por poder representar o Programa de Pós-Graduação em Filosofia de honrar todos aqueles que depositaram confiança no meu trabalho, desde os professores, amigos e familiares de sangue e de axé, até a Capes. Trata-se, então, de uma conquista conjunta, que tem o seu sentido nessa rede".
A premiação é oferecida pela Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e pela diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof).