Criado por Lígia Souza em seg, 14/10/2024 - 12:06 | Editado por Patrícia Pereira há 3 semanas.
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) tem duas novas formas de divulgação das ações das Instituição: um canal UFOP no WhatsApp e um perfil no Bluesky.
O canal é um recurso que permite a um grande volume de pessoas ter acesso às notícias da Universidade. A plataforma não permite comentários, mas os usuários podem reagir com emojis e compartilhar as informações com outros perfis. Para acessar, entre na aba Atualizações no WhatsApp.
O Bluesky é uma rede de microblogging mais recente, que ganhou visibilidade quando o STF bloqueou o X (ex-Twitter) no Brasil. Devido ao formato similar, muitos usuários brasileiros migraram para essa rede. No Bluesky, os usuários podem responder, compartilhar e curtir as postagens.
"Buscamos sempre novas formas de levar as informações corretas e atualizadas para a nossa comunidade, e esse é mais um passo nesse sentido", afirma o diretor da Comunicação Institucional da Universidade, Chico Daher.
A UFOP está presente nas seguintes mídias:
Instagram
Facebook
X (ex-Twitter)
Threads
Bluesky
LinkedIn
Canal no WhatsApp
Canal no Telegram
As páginas são gerenciadas pela equipe da Assessoria de Comunicação Institucional (ACI), que pretende passar a atuar também no TikTok, mídia social que mais cresce entre os jovens, assim que tenha as condições técnicas para a produção de vídeos com a frequência que a rede exige.
LINHA EDITORIAL - Mesmo marcando presença nas principais mídias sociais, o principal canal de informação da UFOP é o site institucional. Na página, são publicadas todas as notícias e outras informações produzidas pela equipe da ACI. Para as mídias sociais digitais, são selecionadas notícias de destaque, serviços essenciais e ações institucionais. Essa informações também podem ser selecionadas para serem disparadas pelo e-mail por intermédio do UFOP Online e pela Agenda (duas vezes por semana cada), pelo Fique Atento (de acordo com a demanda), pelos destaques da Rádio UFOP e TV UFOP (às sextas feiras) ou pelo envio de releases para a imprensa.
INTERAÇÃO COM O PÚBLICO - Todas as mídias abertas para comentários e mensagens privadas são monitoradas para garantir que o usuário receba a resposta que precisa ou para que seja encaminhado para o setor que vai ajudá-lo.
Atualmente, o volume de mensagens é maior no Instagram, onde jovens que desejam estudar na UFOP procuram frequentemente por informações. Chico explica que os canais recebem dúvidas que devem ser respondidas, seja porque aquilo é importante para a vida acadêmica da pessoa ou porque ela busca uma forma de acolhimento. "Entendemos que ali, quando conversamos com quem manda uma mensagem, é a UFOP que está falando, e a Instituição deve um retorno para o público. E deve ser assim com qualquer página que carrega o nome da Universidade", destaca.