A revista-laboratório Curinga, produzida pelos estudantes de Jornalismo da UFOP, foi tema de uma das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, realizado no último domingo (3). A reportagem "Histórias soterradas", com redação de Priscilla Santos, fotografias de Pedro Guimarães e arte de Paloma Demartini, teve parte de seu texto utilizado em uma das questões da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
A reportagem integra a 19ª edição da revista, produzida em novembro de 2016, com o tema "Eu no Mundo". A edição aborda o contexto do primeiro ano após o rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues. Mais especificamente, "Histórias soterradas" reúne relatos de moradores dos distritos de Ponte do Gama, Bento Rodrigues e Paracatu atingidos direta e indiretamente pelos rejeitos.
A questão da prova destacou o seguinte trecho: "O rompimento da barragem de Fundão levou muito consigo. A lama soterrou sonhos e modificou de forma permanente centenas de vidas nascidas e criadas em Bento Rodrigues e Paracatu, em Mariana, MG. Mas não somente. Ao se estender ao longo do rio, outras famílias e histórias foram atingidas de formas diferentes. Ao fugirem dos rejeitos que rapidamente tomaram as localidades, deixaram para trás os resquícios da vida que tiveram até o 05 de novembro. Nada jamais seria igual".