O planejamento estratégico é formalizado por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O documento não apenas orienta a Universidade, mas também serve de referência para outras Instituições de Ensino Superior (IES) na estruturação de seus planejamentos institucionais.
Além de ser um instrumento de planejamento, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) oferece as bases para um diagnóstico estratégico sistêmico e fundamenta a formulação, implementação e gestão de planos de ação que promovem o desenvolvimento institucional de forma estruturada. Trata-se de um documento que não apenas orienta a Universidade, mas também serve de referência para outras Instituições de Ensino Superior (IES) na estruturação de seus planejamentos estratégicos.
Ao longo dos últimos anos, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) da UFOP trabalhou na revisão do PDI, juntamente com a comissão responsável instituída pelo Conselho Universitário. Nesse processo, a UFOP implementou o Sistema de Medição de Desempenho (SMD), uma metodologia que permite a avaliação e o monitoramento de indicadores institucionais. O sistema organiza um conjunto de indicadores de desempenho em rede, estabelecendo relações de causa e efeito entre eles.
Os indicadores do SMD estão divididos em duas categorias:
Indicadores de esforço: medem a execução das atividades por meio de métricas objetivas. Um dos desafios em sua definição é a necessidade de informações detalhadas, nem sempre disponíveis nas bases institucionais.
Indicadores de resultado: refletem as consequências das ações realizadas e derivam das expectativas de gestão. Embora sejam menos controláveis diretamente, são essenciais para mensurar o impacto das iniciativas institucionais.
Ambos os tipos de indicadores são fundamentais para uma avaliação abrangente do desempenho da Instituição, contribuindo para a melhoria contínua e a tomada de decisões mais assertivas.
No processo de revisão que visa à divulgação dos indicadores, a Proplad criou o painel do SMD.
Acesse.