Intitulada por "Por uma infância sem racismo: pesquisas, práticas e formação de professores", a obra foi organizada pela professora do Departamento de Educação (Deedu) da UFOP Cristina Carla Sacramento e pela doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Luana Torentino. O livro busca ampliar a discussão sobre as infâncias e a educação das relações étnico-raciais nas escolas.
A publicação é composta por sete capítulos e foi produzida por pesquisadoras de várias partes do país, com o objetivo de chamar a atenção para os impactos da discriminação racial na trajetória das crianças, colaborar com a formação docente e suas práticas, bem como fortalecer a área de estudos sobre infâncias e relações étnico-raciais.
Considerando os 20 anos da promulgação da Lei n° 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, o livro surge para fomentar ainda mais esse debate. Pesquisas relacionadas à educação infantil, especialmente as com enfoque nas crianças negras, apontam que o seu desenvolvimento fica comprometido em decorrência de práticas racistas no ambiente de ensino e do seu consequente silenciamento.
As organizadoras da edição comentam que "a escola é um ambiente privilegiado para o combate ao racismo e a formação de indivíduos sensíveis à diversidade". A partir desse debate, o livro busca contribuir para que todas as crianças tenham a felicidade de ser e o direito de aprender.