Ir para o conteúdo

Rede de Museus e Acervos da UFOP é destaque na preservação da memória durante a Semana Nacional de Museus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), por meio da Rede de Museus e Acervos, participa da 23ª Semana Nacional de Museus, entre 12 e 18 de maio, com uma programação que reforça o compromisso da Instituição com a preservação da memória e a promoção da educação nas escolas da região.
 
Com o tema "O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação", a edição do evento deste ano, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), convida os museus a refletirem sobre o futuro dessas instituições como espaços dinâmicos, inclusivos e transformadores, em um mundo de rápida transformação. 
 
Durante o evento, dois museus vinculados à Rede de Museus e Acervo da UFOP promovem atividades abertas ao público, valorizando o papel da Universidade como espaço de ensino, pesquisa e extensão. 
 
Com foco na integração entre universidade e comunidade, o Museu da Farmácia promoveu, na terça (13), a atividade "O Museu da Farmácia e as mãos que o completam", voltada a crianças da educação infantil e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Ouro Preto. A ação consistiu em uma visita mediada ao museu, seguida de uma atividade prática e interativa, que possibilitou aos participantes vivenciarem um pouco da história da Escola de Farmácia por meio de seus objetos e espaços.
 
Já a Coleção de Zoologia realiza, até quinta (15), a ação educativa "Peçonhentos, Taxonomia e Memórias: Exposição da Coleção de Zoologia da UFOP em Bento Rodrigues", direcionada à comunidade de Nova Bento, novo território da população atingida pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015. O objetivo é integrar regras básicas para o reconhecimento de animais peçonhentos e a prevenção de acidentes com as memórias sobre a biodiversidade do antigo território.
 

museu_farmarcia.png

Divulgação
 
REDE DE MUSEUS E ACERVOS DA UFOP - Criada em 2020 para articular, fortalecer e dar visibilidade às iniciativas museológicas vinculadas à Universidade, a organização atua na promoção da cultura, da ciência e da memória, reunindo museus e espaços de memória com acervos históricos e científicos. A coordenadora da Rede, Maria Rita Silvério, destaca que a entidade "tem a missão de preservar não só o patrimônio universitário, como também o que é relativo à conservação da memória e da cultura de Ouro Preto".
 
Para ela, museus e acervos não devem ser encarados apenas como espaços de preservação do passado, mas como centros vivos de diálogo, inclusão e inovação. "Os espaços da Rede se inserem nesse contexto de busca ativa à escuta das comunidades científicas e acadêmicas e também das comunidades tradicionais, detentoras do saber regional", afirma. "Refletir sobre o futuro dos museus é investir na salvaguarda, documentação, pesquisa e educação", completa Maria Rita. 
 
Desde sua criação, a Rede tem marcado presença na programação de eventos nacionais, como a Semana Nacional de Museus e a Primavera dos Museus. Também desenvolve ações educativas, como o curso "Sistemas de Acondicionamento de Coleções Universitárias", voltado à capacitação técnica de profissionais e estudantes envolvidos com a preservação de acervos.
 
Em 2024, a organização foi aprovada na chamada pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com o projeto "Conectando história e futuro: digitalização dos acervos da Universidade Federal de Ouro Preto". A iniciativa prevê ações de recuperação, preservação e digitalização de acervos com recursos destinados ao subsídio de quatro subprojetos, dos quais dois são de acervos integrantes da Rede. 
 
Atualmente, dez museus e acervos da UFOP integram a Rede de Museus e Acervos, sendo eles: 
 
- Arquivo Fotográfico José Góes;
 
- Acervo Histórico de Equipamentos de Ensino de Física;
 
- Biblioteca de Obras Raras e Acervos Especiais da Efar;
 
- Coleções Taxonômicas de Zoologia;
 
- Coordenadoria de Arquivo Central;
 
- Herbário Prof. José Badini;
 
- LPH/Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana;
 
- Museu da Farmácia;
 
- Acervo de Mineralogia;
 
- Laboratório de Paleontologia e Micropaleontologia. 

Veja também

21 Janeiro 2026

projetos_de_iniciacao_cientifica_-_destaque.png NPG Estão disponíveis os resultados preliminares dos projetos recomendados submetidos aos editais dos programas PIBIC/FAPEMIG/UFOP e PIVIC-1S/UFOP. Os pareceres...

Leia mais

20 Janeiro 2026

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou o resultado da avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação...

Leia mais

9 Janeiro 2026

O estudante Dalyson dos Santos Oliveira participou do programa em um intercâmbio de 15 dias, no mês de dezembro, na...

Leia mais

18 Dezembro 2025

O trabalho "Instituições de Ensino Superior (IES) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): Agroecologia e Promoção da Saúde...

Leia mais