O procurador do Ministério Público Federal (MPF), Carlos Bruno Ferreira, participou de uma reunião com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o objetivo de firmar parcerias para um edital de chamamento público voltado à destinação de verbas indenizatórias provenientes de multas ambientais de acordos com mineradoras. O objetivo é fomentar projetos de pesquisa e extensão voltados a causas socioambientais.
Durante a reunião, foram apresentados três projetos para submissão ao chamamento público. As propostas são lideradas por docentes dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Ciência da Computação e Comunicação e do Departamento de Jornalismo da UFOP. Os projetos têm como foco o atendimento direto a comunidades ao longo da Bacia do Rio Doce impactadas por tragédias envolvendo mineração. Além dessas iniciativas, a UFOP também têm projetos voltados à promoção da cultura, do lazer e do esporte, com o intuito de uma futura expansão para as comunidades atingidas.
O edital prevê o financiamento de propostas que abordem temas como mineração sustentável, mitigação de danos socioambientais, manejo e contaminação de rejeitos, preservação ambiental, economia verde e circular, além da promoção dos direitos humanos das populações afetadas por desastres ambientais.
Para a pró-reitora da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Paula Cristina Cardoso Mendonça, é fundamental que as universidades contribuam de forma efetiva para a reparação dos danos causados às comunidades atingidas. "Esses projetos precisam gerar impactos concretos, com retorno direto para a sociedade. É nosso papel, como instituição pública, desenvolver ações que melhorem as condições de vida dessas populações atingidas", afirmou.