A vice-reitora, Roberta Froes, juntamente com as professoras Nayara Nascimento Toledo Silva, Angélica Alves Lima e Glenda Nicioli da Silva, recebeu a assessora parlamentar da deputada Lohanna França, Anna Paula Rodrigues, para debater o fortalecimento do projeto de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) existentes na UFOP.
Os Pics são recursos terapêuticos distintos das abordagens convencionais, utilizados como forma complementar e multidisciplinar de tratamento e acolhimento físico, mental e emocional. Existem distintos programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão na UFOP que proporcionam esse tipo de atividade voltada para a saúde e o bem-estar.
Diante deste cenário, o encontro buscou construir uma parceria de estruturação e ampliação das atividades ofertadas, tendo como ponto de partida o "Programa Íris: um olhar sobre o climatério da universidade", uma ação destinada a mulheres acima dos 40 anos, e outras ações correlatas, reforçando, assim, o papel da Universidade na melhora da qualidade de vida da população.
Através da UFOP a população pode participar de projetos voltados para esporte e dança, para atividades de acolhimento, conscientização e autocuidado. Segundo Roberta Froes, o objetivo é buscar apoios e políticas externas para fortalecer os vários programas de saúde física e mental vinculadas à Instituição, visando expandir seu alcance para além de atividades realizadas dentro do campus. "Nós estamos fazendo a fase de levantamento de todas as ações que temos voltadas pra esse tipo de prática e daquelas que são possíveis de receber alguma intermediação ou subsídio", completa.
Como aponta Anna Paula Rodrigues, estas iniciativas partem da percepção de que é fundamental ampliar o acesso da população às variadas ferramentas terapêuticas, proporcionando uma experiência humanizada e integrada. "O mandato da deputada Lohanna reafirma seu compromisso de apoio à UFOP, reforçando a importância da educação e da saúde pública na região. Esperamos que essa colaboração resulte em avanços significativos na formação acadêmica e no atendimento à comunidade, estimulando ações inovadoras e multidisciplinares", afirma.