Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFOP (PPGQUIM), Tamara Teixeira teve seu artigo "Ru(II)-Fenamic-Based Complexes as Promising Human Ovarian Antitumor Agents: DNA Interaction, Cellular Uptake, and Three-Dimensional Spheroid Models" publicado na Revista Inorganic Chemistry, da American Chemical Society (ACS), uma das maiores sociedades científicas do mundo, contando com mais de 160.000 membros.
Sob orientação do professor do Departamento de Química (Dequi) da UFOP Rodrigo de Souza Corrêa e em parceria com pesquisadores de São Paulo, a pesquisa teve como objetivo desenvolver novos compostos à base de rutênio, um metal com potencial antitumoral que vem sendo estudado como alternativa em terapias contra o câncer.
Estudos de laboratório mostraram que a resistência do câncer a agentes quimioterápicos como a cisplatina, fármaco amplamente utilizado no tratamento, poderia ser contornada pelas novas moléculas de base metálica, sendo, portanto, uma estratégia promissora para o aumento da eficácia do tratamento.
Segundo Rodrigo, os resultados obtidos pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Química Estrutural e Inorgânica (LaQuEsI), coordenado por ele, "oferecem uma base sólida para a realização de estudos mais avançados, já em andamento, incluindo ensaios in vivo e investigações detalhadas sobre mecanismos de ação, despertando interesse no potencial desses compostos, como novos metalofármacos à base de rutênio".
"O desenvolvimento de pesquisas como esta e sua publicação em periódicos de alto prestígio fortalece e consolida nosso grupo de pesquisa no cenário internacional, posicionando a UFOP como uma instituição relevante e atuante na inovação em Química Bioinorgânica, além de contribuir para ampliar a visibilidade e o reconhecimento da produção científica brasileira na área de Química Medicinal", completa.
As pesquisas do grupo contam com financiamento da Fapemig, Finep e CNPq. O acesso completo ao trabalho pode ser feito pelo
site da ACS.