Ir para o conteúdo

Professor da UFOP integra comissão na Fundação Cultural Palmares

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Flávio Reis
Dito pelo ChatGPT:  A imagem mostra um homem sorrindo enquanto usa uma jaqueta amarela, camiseta branca e boné branco. Ele está em um ambiente com uma parede de fundo que possui uma textura ou imagem abstrata. Ele também usa óculos e um bottom.

"Levar o nome da UFOP a espaços que garantem o fortalecimento e a valorização das expressões culturais negras no Brasil é uma responsabilidade e uma alegria imensas." Essa afirmação é do coordenador-geral do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e professor do Departamento de Letras da UFOP, Clézio Roberto Gonçalves, ao comentar sua indicação para integrar a Comissão de Seleção de Projetos da Fundação Cultural Palmares (FCP).

Nesse novo papel, o professor será responsável por analisar propostas, emitir pareceres técnicos qualitativos e realizar a avaliação de mérito cultural dos projetos submetidos. Segundo ele, trata-se de mais uma oportunidade que possibilita contribuir para a equidade racial, promovendo protagonismo e visibilidade a agentes culturais negros e a iniciativas afro-brasileiras.

A Fundação Cultural Palmares, criada em 1988 pela Lei nº 7.668, está vinculada ao Ministério da Cultura e atua em todo o território nacional. O principal objetivo da FCP é promover e apoiar eventos que incentivem a interação cultural, social, econômica e política da população negra no Brasil, visando à valorização e à preservação da riqueza cultural afro-brasileira.

Veja também

25 Novembro 2025

O servidor TAE da UFOP Marcílio Luiz Bretas foi um dos 18 homenageados com a Medalha Aleijadinho. As medalhas foram...

Leia mais

24 Novembro 2025

As honrarias foram concedidas a quatro servidores da UFOP e ao ex-aluno e rapper Djonga, em uma solenidade realizada pela...

Leia mais

7 Novembro 2025

Alunos do 1º ano e do 2º ano da Escola Estadual de Ouro Preto participaram de uma visita técnica ao...

Leia mais

6 Novembro 2025

Representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) estiveram presentes no Ato em Memória dos 10 Anos do Rompimento da...

Leia mais