
Criado por Lígia Souza em qui, 16/10/2025 - 17:22 | Editado por Lígia Souza há 1 mês.
Neste mês, a campanha de conscientização em Segurança da Informação do projeto Segurança no Elemento Humano (SEH) traz como tema a segurança no trabalho remoto.
Confira as informações disponibilizadas:
Mantenha sistemas e aplicativos atualizados
Programas e aplicativos podem ter falhas que os criminosos aproveitam para invadir seus dispositivos. Com isso, eles podem tentar acessar outras conexões como redes e sistemas. A atrualização dos seus dispositivos é como consertar essas falhas, protegendo
você contra essas invasões…”
- Instale atualizações regularmente
- ative a atualização automática, sempre que possível
Use autenticação forte
A autenticação é o que protege o acesso às contas, mas usar apenas senhas pode não ser suficiente pois elas podem ser adivinhadas, obtidas em vazamentos de dados e capturadas por meio de golpes e vírus que invadem nossos dispositivos.
- Use senhas fortes, difíceis de adivinhar
- Não repita senhas
- uma senha vazada pode levar à invasão de outras contas
- Use verificação em duas etapas, sempre que possível
- contas muito visadas, como VPN, webmail e serviços em nuvem não devem ficar sem!
- se sua organização ainda não usa, sugira!
Deixe sua rede doméstica mais segura
Redes domésticas não tem os mesmos recursos de segurança que uma rede corporativa e precisam de cuidados. Além disso, vulnerabilidades no roteador podem levar à instalação de vírus e mudanças nas configurações para roubar informações ou direcionar você para sites falsos.
- Proteja o modem/roteador:
- mantenha o firmware atualizado
- troque a senha de administração, se possível
- ative o firewall do roteador, quando disponível
- Na rede Wi-Fi, ative criptografia forte e troque as senhas padrão
- Idealmente, tenha redes separadas para trabalho e uso doméstico
Fique atento ao ambiente ao seu redor
Seja ao digitar credenciais de acesso ou fazer videoconferências, alguém pode estar observando. Para não expor informações sensíveis é preciso analisar o entorno e ficar atento a curiosos, câmeras de vídeo e dispositivos ativados por voz, como assistentes pessoais.
- Evite fazer chamadas de áudio/vídeo em locais públicos, como cafés
- Antes de digitar credenciais de acesso, certifique-se que não está sendo observado ou filmado
- Desligue dispositivos ativados por voz antes de fazer reuniões
Use conexão segura para acessar os sistemas corporativos
Sua conexão remota aos sistemas corporativos pode ser interceptada para obter informações confidenciais, como credenciais de acesso e dados de clientes. A criptografia protege as informações enquanto trafegam pela rede e garante o acesso ao destino correto.
- Utilize a VPN da empresa
- Use conexão segura para acessar sistemas conectados diretamente à Internet. Para saber se sua conexão é segura, sempre verifique o cadeado na barra de pesquisa do navegador (HTTPS).
Utilize mecanismos de proteção no computador
Ferramentas como antivírus e firewall pessoal são mecanismos importantes para proteger seus computadores contra malware e ataques vindos da Internet, ao passo que a criptografia de disco protege contra acesso indevido aos dados em caso de perda ou furto.
- Instale um antivírus (antimalware) e mantenha-o atualizado
- Assegure-se de ter um firewall pessoal instalado e ativo
- Ative a criptografia de disco
Baseado nas recomendações da Cartilha de Segurança para Internet - Trabalho Remoto do CERT.br, mantido pelo NIC.br. Saiba mais em: https://cartilha.cert.br
O PROJETO - A campanha de conscientização em Segurança da Informação do projeto Segurança no Elemento Humano (SEH) é uma iniciativa das instituições participantes do Colégio de Gestores de TI e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Federal Superior (Ifes) da Andifes.
Os materiais construídos colaborativamente servirão para identificar as necessidades de conscientização, definir estratégias de comunicação eficazes e implementar programas de treinamento que promovam a cultura de segurança da informação em todos os níveis das organizações.
Acesse mais informações.



Ouvidoria




