Ir para o conteúdo

Pesquisadores de curso de extensão têm artigo publicado na revista chilena Autoctonia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Imagem mostra grupo participando de prática de atividade física. Dezessete pessoas compõem a roda. Observamos um fotógrafo ao fundo e um grupo de pessoas ao fundo conversando.
O curso de extensão "Saúde nas escolas e fora delas", orientado pelo professor da Escola de Medicina da UFOP Aisllan Diego de Assis, integra a pesquisa de saberes negados, práticas inovadoras e vulnerabilidades psicossociais no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto. A atividade originou o artigo "Saberes negados e a construção de práticas inovadoras em escolas atingidas por desastres sociotecnológicos em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil", publicado na revista chilena Autoctonia. 
 
O trabalho traz relatos sobre a saúde mental dentro e fora das escolas da comunidade de Antônio Pereira, que convive com a intensa atividade da mineração desde a década de 1970 e com o constante alerta da Barragem Doutor na região. A comunidade também revive constantemente o trauma do rompimento das barragens de Fundão, em 2015, em Mariana, e Brumadinho, em 2019.
 
O artigo explora pedagogias alternativas e saberes negados para a comunidade. Para isso, foram realizadas rodas de diálogos, práticas psicomotoras e integrativas e redes de cuidado intersetoriais durante o curso. Foi possível ainda abordar espaço de escuta ativa sobre a degradação ambiental e exclusão, meios para fortalecer cuidados com o corpo, mente e território construindo escolas acolhedoras. 
 
Participaram do curso cerca de 150 educadores, estudantes e profissionais de escolas da comunidade. Nele, foram realizadas rodas de diálogos, práticas psicomotoras e integrativas e redes de cuidado intersetoriais. Foi possível ainda abordar espaço de escuta ativa sobre a degradação ambiental e exclusão, meios para fortalecer cuidados com o corpo, mente e território construindo escolas acolhedoras.
 
Como resultado, o artigo explora pedagogias alternativas e saberes negados para a comunidade. Os autores são integrantes da comunidade acadêmica e escolar: professor Aisllan Diego de Assis; Sara Helena Quintino, do Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo e estudante da UFOP; e Marta Maria Neves-Côrrea, da Escola Municipal Juventina Drummond.
 
O curso integra o projeto "De mãos dadas com Antônio Pereira" e conta com a participação da comunidade do distrito, professores, técnicos e estudantes da UFOP,  da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do IFMG Campus Ouro Preto. Ao longo do curso foi elaborado o "Manual de Saúde Mental nas Escola e Fora Delas", com o objetivo de auxiliar educadores e gestores a proporcionar ambientes de escuta e convivência humanizada. 
 
Leia o artigo completo. 
 
Acesse e baixe gratuitamente  o manual "Saúde Mental nas Escola e Fora Delas". 

Veja também

1 Dezembro 2025

Os projetos de extensão Núcleo de Estudos em Cultura Cervejeira (Necerva) e Núcleo de Estudos em Panificação e Empreendedorismo (Nepane),...

Leia mais

28 Novembro 2025

Uma reportagem e uma fotorreportagem sobre a primeira estação de água e esgoto de Ouro Preto produzida por uma aluna...

Leia mais

26 Novembro 2025

A Associação Brasileira de Planetários em conjunto com o Laboratório de Mediação, Ensino de Ciências, Astronomia e Acessibilidade (Labmeca) da...

Leia mais

18 Novembro 2025

O projeto de extensão Cine Faísca, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Mineração do Outro, reuniu estudantes, pesquisadores...

Leia mais