O curso de extensão "Saúde nas escolas e fora delas", orientado pelo professor da Escola de Medicina da UFOP Aisllan Diego de Assis, integra a pesquisa de saberes negados, práticas inovadoras e vulnerabilidades psicossociais no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto. A atividade originou o artigo "Saberes negados e a construção de práticas inovadoras em escolas atingidas por desastres sociotecnológicos em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil", publicado na revista chilena Autoctonia.
O trabalho traz relatos sobre a saúde mental dentro e fora das escolas da comunidade de Antônio Pereira, que convive com a intensa atividade da mineração desde a década de 1970 e com o constante alerta da Barragem Doutor na região. A comunidade também revive constantemente o trauma do rompimento das barragens de Fundão, em 2015, em Mariana, e Brumadinho, em 2019.
O artigo explora pedagogias alternativas e saberes negados para a comunidade. Para isso, foram realizadas rodas de diálogos, práticas psicomotoras e integrativas e redes de cuidado intersetoriais durante o curso. Foi possível ainda abordar espaço de escuta ativa sobre a degradação ambiental e exclusão, meios para fortalecer cuidados com o corpo, mente e território construindo escolas acolhedoras.
Participaram do curso cerca de 150 educadores, estudantes e profissionais de escolas da comunidade. Nele, foram realizadas rodas de diálogos, práticas psicomotoras e integrativas e redes de cuidado intersetoriais. Foi possível ainda abordar espaço de escuta ativa sobre a degradação ambiental e exclusão, meios para fortalecer cuidados com o corpo, mente e território construindo escolas acolhedoras.
Como resultado, o artigo explora pedagogias alternativas e saberes negados para a comunidade. Os autores são integrantes da comunidade acadêmica e escolar: professor Aisllan Diego de Assis; Sara Helena Quintino, do Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo e estudante da UFOP; e Marta Maria Neves-Côrrea, da Escola Municipal Juventina Drummond.
O curso integra o projeto "De mãos dadas com Antônio Pereira" e conta com a participação da comunidade do distrito, professores, técnicos e estudantes da UFOP, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do IFMG Campus Ouro Preto. Ao longo do curso foi elaborado o "Manual de Saúde Mental nas Escola e Fora Delas", com o objetivo de auxiliar educadores e gestores a proporcionar ambientes de escuta e convivência humanizada.
Acesse e baixe gratuitamente o
manual "Saúde Mental nas Escola e Fora Delas".