A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está trabalhando em conjunto com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em uma série de ações e orientações para garantir uma boa convivência da comunidade do Campus Morro do Cruzeiro e do Campus IFMG com os cães que circulam nesses espaços. O objetivo é garantir tanto o bem-estar dos animais quanto a proteção e o cuidado de todas as pessoas.
No IFMG, já foi feita a captura de três cadelas para a esterilização, em parceria com a Vigilância Sanitária e atendendo o Protocolo RED (Recolher, Esterilizar e Devolver). Essa ação tem um resultado de médio e longo prazos para evitar as inúmeras crias e, ainda, dar qualidade de vida para esses animais.
A UFOP já conta com uma comissão responsável pela elaboração de uma política institucional de convivência e proteção aos animais. O IFMG também iniciará o processo de criação de uma comissão interna para atuar em parceria com a equipe da UFOP.
ORIENTAÇÕES - O IFMG e a UFOP estão divulgando para suas respectivas comunidades acadêmicas orientações para o caso de ataques de cães nos campi.
No comunicado, as administrações pedem atenção das pessoas, e, em caso de mordida, a orientação é buscar imediatamente atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde a vacina antirrábica é disponibilizada.
Acesse o comunicado.