Terminamos mais um ano, e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) fecha este ciclo reafirmando aquilo que a constitui em sua essência: "UFOP é comunidade". Esse foi o tema escolhido para encerrar um 2025 cheio de lutas, conquistas e alegrias, com entusiasmo para viver 2026 da melhor forma. Muito mais que prédios, cursos e espaços, a Universidade é construída por pessoas, encontros cotidianos, histórias que se cruzam e laços que se fortalecem ao longo do tempo.
Presente em Ouro Preto, Mariana, João Monlevade e, em breve, Ipatinga, a UFOP inspira tradição e inovação ao integrar conhecimento acadêmico, compromisso social e relações humanas. Em cada sala de aula, laboratório, projeto de pesquisa e extensão, a Universidade constrói vínculos que ultrapassam os muros do campus e se conectam diretamente com as cidades e com as pessoas que as habitam.
A comunidade ufopiana se forma a partir de diferentes grupos que se unem em torno de um propósito comum: aprender, ensinar, pesquisar e transformar. São estudantes, professores, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados, anistiados, egressos e moradores das cidades que, juntos, fazem da UFOP um espaço de convivência, diálogo e crescimento coletivo. Em muitos casos, esses laços se estendem também às famílias, que acompanham trajetórias acadêmicas, celebram conquistas e reconhecem a Universidade como parte de suas próprias histórias.
2025 marcou o início de uma nova administração da UFOP. Foram dias de lutas e também de importantes avanços, fundamentais para renovar os ânimos e impulsionar a superação dos desafios do ensino superior público em todo o país, como restrições orçamentárias e falta de pessoal, que impactaram diversos setores da Instituição.
Ainda assim, o comprometimento de gestores, aliado ao trabalho coletivo e à atuação dedicada de docentes, técnicos, estudantes, terceirizados e outros colaboradores, tem sido decisivo para a superação dos obstáculos enfrentados.
Encerrar 2025 é também reconhecer que essa rede de relações é o que sustenta a UFOP e projeta seus caminhos futuros. É na diversidade de experiências, na convivência entre diferentes saberes e na força da coletividade que a Universidade segue escrevendo sua história.
Que 2026 seja mais um capítulo de encontros, aprendizados e transformações!
Feliz 2026!
Luciano Campos - Reitor
Roberta Froes - Vice-reitora
CAMPANHA - Participam desta campanha estudantes, técnicas e técnicos, professoras e professores que ocupam diferentes lugares dentro da UFOP e fazem parte de suas próprias comunidades dentro da comunidade ufopiana. Nas fotos, você vê:
- Rosa Malena Fernandes Lima e Margarida Márcia Fernandes Lima, irmãs, são professoras;
- Adriano Medeiros da Rocha e Anderson Medeiros da Rocha, irmãos, são professor e técnico adminsitrativo;
- Regiana Nunes, Nina Caetano, Klevilaini e Anita Pedroso (Ninféias) - professora e alunas;
- Marlon Samir de Souza Scarabelli Lima, Vitor Leles Quintão e Bruno Hudson (República Mataburro) - alunos;
- Geraldo de Souza Carvalho, Denise de Fátima Guimarães Carvalho e Marina Guimarães Carvalho Machado, pai, mãe e filha, são técnicos administrativos aposentados e aluna de pós-doutorado;
- Lívia Gariglio e Júlia Gariglio, irmãs, são alunas;
- Guiomar de Grammont, Raissa Palma e Maíra Lana, mãe e filhas, são professoras e egressas.
O conceito da campanha foi desenvolvido pela TV UFOP e as imagens que você vê aqui, no e-mail enviado à comunidade acadêmica e nas mídias sociais da Universidade foram produzidas pelo Núcleo de Projetos Gráficos (NPG). No
canal da TV UFOP no YouTube, serão publicados vídeos da campanha nos próximos dias. Nesses vídeos, você também vai ver:
- Luiz Fernando de Medeiros Teixeira e Luiz Henrique Estanislau Teixeira, pai e filho, são professor e aluno;
- Daniela Batista dos Santos, Fábio Augusto Rodrigues e Silva e Gustavo Henrique dos Santos Silva, tia, tio e sobrinho, são professores e aluno;
- Rita Pedrosa e Victoria Pedrosa, tia e sobrinha, são professora e aluna;
- Anahí Pinto Santos e Amanda Luíza Santos Dias, primas, são alunas;
- Lorena Freitas, Maria Äntonieta, Isabela Peixoto, Mariana Ramos e Giulia Santos (República Saia Justa) - alunas.