Resultados da avaliação da Capes demonstram avanço da pós-graduação na UFOP
Flávio Reis
Criado por Pedro Vitor Silva em ter, 20/01/2026 - 10:00 | Editado por Karla Rezende há 21 horas.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou o resultado da avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) das instituições de ensino superior brasileiras. Os números divulgados mostram a evolução da pós-graduação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Foram avaliados 35 programas de pós-graduação da UFOP, e dois cursos mantiveram a excelência, com nota 6: Engenharia Ambiental e Evolução Crustal e Recursos Naturais.
Cinco dos programas de pós-graduação da Universidade, Comunicação, Saúde e Nutrição, Engenharia Mineral, Educação Matemática e Química Multicêntrico, obtiveram nota 5. Com isso, eles são considerados consolidados pela Capes.
Outros cinco programas avançaram e obtiveram a nota 4: Economia Aplicada, Turismo e Patrimônio, Química, Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração, Engenharia de Construções. Sete que já tiveram a nota 4 na última avaliação, referente ao quadriênio 2017-2020, mantiveram a nota. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Paula Cristina Mendonça, destaca que, "quando o programa tem a nota 4, significa que ele já pode começar a pensar em um curso de doutorado".
Comparação demonstra que a UFOP tem mais programas de pós-graduação consolidados
Paula avalia que os resultados demonstram o crescimento da UFOP: "Significa que a nossa pós-graduação está caminhando para se consolidar e em rumo à excelência no próximo quadriênio".
Esse avanço se reflete nos recursos que podem vir para as pesquisas desenvolvidas na UFOP. "É importante para a concorrência nos editais, para a quantidade de recursos que a gente pode buscar e para a quantidade de bolsas. Então impacta na formação de estudantes e na atração de estudantes para esses cursos", ressalta Paula.
AVALIAÇÃO QUADRIENAL - O processo de avaliação realizado pela Capes faz parte do processo de permanência dos programas de pós-graduação. A avaliação contempla três aspectos:
- Programa: missão, objetivo, valores, adequação da área de concentração, linhas de pesquisa e perfil do corpo docente, planejamento estratégico e autoavaliação.
- Formação e produção intelectual: qualidade das teses e dissertações, produção intelectual de docentes, discentes e egressos, destino dos egressos e envolvimento do corpo docente nas atividades da pós-graduação.
- Impacto: visibilidade, inserção local, nacional e internacional do programa, impacto econômico, cultural ou artístico.
Os resultados são expressos em notas, em uma escala de 1 a 7. Programas com notas 3 e 4 encontram-se em fase de consolidação, sendo que os com nota 4 são avaliados como bons em todos os quesitos. Por sua vez, os programas com nota 5 são avaliados como muito bons em todos os indicadores e são considerados consolidados. Os programas com notas 6 e 7 são considerados de excelência.
São esses resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente.
O livro "Histórias, memórias e vivências de professores(as) que ensinaram matemática" foi recentemente lançado gratuitamente em formato digital pela Editora...