A Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (EMED-UFOP) obteve nota máxima no recente Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda (19).
Segundo o Inep, cerca de 30% dos cursos avaliados receberam conceitos 1 ou 2, faixas consideradas inadequadas. Outros cursos alcançaram conceitos mais altos, entre 4 e 5, que indicam desempenho satisfatório. A Escola de Medicina da UFOP figura entre as instituições que obtiveram conceito 5, ao lado de outras universidades federais de Minas Gerais, como UFV, UFU, UFMG, UFLA, UFJF e Unimontes.
O Enamed foi lançado pelo MEC em abril de 2025 e passa a ser aplicado anualmente por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a formação médica no Brasil. Na recente edição, 351 cursos foram avaliados em todo o território nacional, sendo 43 no estado de Minas Gerais.
Das universidades federais do Brasil, 95% alcançaram notas satisfatórias. O resultado demonstra a importância da educação pública de qualidade para a formação médica alicerçada em valores éticos e sociais.
A diretora e professora da Escola de Medicina (Emed), Keila Deslandes, reforça a importância do curso e de sua qualidade para a cidade. "Para a comunidade de Ouro Preto, esse resultado reafirma a importância estratégica do curso de Medicina como vetor de desenvolvimento acadêmico, científico e social, contribuindo tanto para a qualificação da atenção à saúde na região quanto para a consolidação da UFOP como universidade pública de excelência", ressalta.