Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

01/12: Dia Mundial de Prevenção contra a Aids

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Rolder Wangler
 
Há 24 anos no Brasil, o dia 1º de dezembro vem se tornando um marco na área da saúde pública. Tradicionalmente conhecido como o Dia Mundial de Prevenção contra a Aids, a data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) faz referência a gravidade da doença.
 
Descoberto em 1979 pelo instituto Pasteur, na França, o vírus da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) baixa a imunidade do indivíduo, possibilitando que a pessoa contraia uma série de doenças. Por essa razão, o infectado precisa passar por acompanhamento multidisciplinar para o tratamento da doença, que não tem cura.
 
Na UFOP é realizado cerca de um terço dos atendimentos dos infectados da cidade de Ouro Preto. As sessões de atendimento são as quartas-feiras, de 8h às 10h, no Ambulatório do Centro de Saúde. Entre as atividades estão palestras de conscientização, testes de HIV e grupos de discussões. 
 
Prevenção
 
Segundo a professora de infectologia, Carolina Coimbra Marinho, existem maneiras de prevenir o contágio, como a prática do sexo seguro com o uso de preservativo em 100% das ocasiões, inclusive no sexo oral. Outra recomendação é o não compartilhamento de objetos pessoais perfurantes, como alicates de unha e lâminas de barbear.
 
“Hoje não existe a cura para a doença, mas o tratamento é extremamente eficaz. Quando o paciente que adere totalmente ao tratamento, assume o auto-cuidado, o estilo de vida disciplinado e saudável, não se expondo a novas infecções, ele tende a ter uma vida longa e com qualidade”, destaca Carolina sobre o tratamento atual da doença.
 
 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.