Ir para o conteúdo

1ª Jornada “Discurso, Identidade e Memória” é realizada no Departamento de Letras

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Nos dias 27 e 28 de abril o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) sediou a 1ª Jornada “Discurso, Identidade e Memória”. O evento é uma atividade do Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguagem e Memória cultural / Tradução e Práticas discursivas) e do Departamento de Letras (DELET).  A iniciativa da jornada foi proposta pelo Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso e do Grupo de Estudos sobre Linguagens, Culturas e Identidades (GELCI).

De acordo com o site do evento, estudos sobre a memória social e cultural ganham amplo espaço de debate no meio acadêmico nos últimos anos. A jornada buscou também trazer as questões de memória e identidade para discussão na UFOP. 

O evento contou com mesas redondas, compostas por pesquisadores da área, e comunicações, que são apresentações de trabalhos de alunos e professores. Entre os professores convidados estavam o Prof. Kanavillil Rajagopalan, da Universidade de Campinas (UNICAMP), Prof. Elcio Loureiro Cornelsen e Profª. Leda Maria Martins, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

A aluna de jornalismo Yasmini Gomes apresentou um trabalho em uma das comunicações e considerou a discussão sobre o tema valiosa e interessante: “No dia da minha participação, a maioria dos trabalhos apresentados foi sobre análise do discurso. Mas, de certa forma, todos os trabalhos tinham relação com o tema de identidade, cada um com uma perspectiva diferente”, contou Yasmini.

Os debates do evento atendem a uma necessidade de se discutir como o passado molda a sociedade atual, assim como resgatam e contextualizam essa história. A iniciativa buscou também contribuir para a pesquisa na área dos estudos da linguagem, em sintonia com as linhas de pesquisa do Departamento de Letras. As discussões serviram para aperfeiçoar os estudos dos Grupos de Pesquisa e para incentivar os alunos a se envolverem em pesquisas do gênero.