Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

100ª defesa de dissertação da Pós-Graduação em Ciências Biológicas é apresentada

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

No dia 19 de dezembro, foi apresentada e defendida a 100ª dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Esse programa está inserido no Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da UFOP.

A mestranda, Paula Melo de Abreu Vieira, defendeu sua dissertação intitulada Participação do óxido nítrico na infecção experimental de cães pelo trypanosoma cruzi Fizeram parte da banca examinadora a prof. Drª. Leda Quércia Vieira (UFMG), profª. Drª. Rosa Maria Esteves Arantes (UFMG) e profª. Drª. Cláudia Martins Carneiro (UFOP), sua orientadora.

O primeiro trabalho apresentado e defendido do Programa de Pós ocorreu em 22 de setembro de 2000, quando a mestranda Fernanda Tropia Costa defendeu sua dissertação intitulada Barroreflexo, reflexo Bezold-Jarisch e tônus vasomotor simpático de ratos acordados e submetidos a uma desnutrição protéico-calórica crônica. Nessa ocasião, participaram da banca examinadora a prof. Drª Andréia Siqueira Haibara (UFMG), profª. Drª Raquel do Pilar Machado e, como seu orientador, o Prof. Dr. Deoclécio A. Chianca Júnior.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas teve seu início em março de 1998, apenas com o curso de mestrado e classificado com a nota 3 pela Capes. Já o doutorado é oferecido desde 2003, recebendo inicialmente nota 4. Neste último triênio, o programa (mestrado e doutorado) recebeu a nota 5. Um feito bastante significativo e importante para a UFOP. Para o atual coordenador do programa, prof. Dr. Deoclécio A. Chianca Jr., esse mérito deve ser creditado ao árduo trabalho desenvolvido pelos professores orientadores, alunos e funcionários. “Vale ressaltar que apenas 20% dos programas existentes na área obtiveram a nota 5 da Capes, o que demonstra o nível de excelência desenvolvido ao longo desses nove anos de atuação”, finaliza.