Criado por Administrator em ter, 14/05/2013 - 16:55
Bruna Sudário
Em 15 de maio é comemorado o Dia do Assistente Social, profissional que atua na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas de diversas áreas. Na UFOP, o curso começou a ser oferecido no início de 2009 e tem como objetivo formar assistentes sociais críticos, compromissados com a democracia, com a justiça social e com a cidadania.
Segundo a professora da Universidade, Viviane Souza, a demanda por profissionais dessa área está aumentando. “Nossos alunos recebem uma ótima formação para enfrentar o mercado de trabalho por meio de um curso que segue as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Pesquisadores em Serviço Social (ABESPSS), discutidas coletivamente na categoria e implementadas no país todo”, declara Viviane.
A professora afirma também que os frutos desse trabalho já podem ser observados. “As aprovações dos primeiros egressos em concursos públicos e Programas de Mestrados nos trazem uma alegria muito grande e a certeza de que estamos no caminho certo”, ressalta.
Todos os anos, o Conselho Federal de Serviço Social e o Conselho Regional de Serviço Social estabelecem uma temática para as comemorações e reflexões sobre o Dia do Assistente Social. Em 2013 é “Pelo fim da exploração do trabalho”.
Para Viviane, esse tema é muito importante. “O Serviço Social é uma profissão comprometida com o fim da exploração e isso nos leva para muito além da defesa de direitos sociais, alcançando inevitavelmente uma opção da categoria pela construção coletiva de outra sociedade”.
O Departamento do curso está preparando algumas atividades para celebrar essa data, entre elas uma Mesa Comemorativa, um Ciclo de Debates para este mês e a Semana Acadêmica que ser realizada em Junho. Para conhecer mais o curso de Serviço Social da UFOP acesse a página do ICSA.



Ouvidoria




