Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

19 de agosto: Dia do Historiador

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Bruna Sudário

O dia 19 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia do Historiador, profissional que pode atuar no âmbito da educação, como professor, ou se dedicar à pesquisa. Ele também tem o papel de subsidiar ações, arquivos, museus e investigações arqueológicas.

Em 1980, na UFOP, foi implantado o Departamento de História, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, em Mariana. São oferecidos cursos de graduação - bacharelado e licenciatura, além de mestrado e doutorado.

Segundo o professor da UFOP, Álvaro Antunes, a graduação da Federal de Ouro Preto se destaca por priorizar a autonomia de formação e a ação investigativa. “Sua matriz curricular permite uma formação norteada pelos interesses profissionais dos alunos. Também há uma estrutura de pesquisa considerável, com laboratórios, núcleos de pesquisa e arquivos importantes para a História de Minas Gerais e do Brasil”, ressalta. 

Álvaro explica que cinquenta novos alunos, por semestre, entram no curso, e recebem uma formação sólida e plural capaz de atender às exigências do mercado de trabalho. Na UFOP o ingresso é através do Sistema de Seleção Unificada - SiSU. 

Para a estudante Paula Miranda, do 6º período, o curso é “muito bom, pelos seus professores e pelo referencial teórico, oferecendo uma ótima bagagem de conhecimento”. 

Para mais informações sobre o Departamento de História e os cursos oferecidos, acesse este link.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.