Ir para o conteúdo

2ª edição do Encontro de Saberes tem início com palestra de Nelson Marculan Filho

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Nesta quarta-feira, 10 de novembro, teve início o 2° Encontro dos Saberes, organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig), Fundação Educativa de Ouro Preto (Feop) e Fundação Gorceix. Na solenidade de abertura compuseram a mesa de honra o Reitor da UFOP, João Luiz Martins; o Pró-Reitor de Extensão, Armando Maia Wood; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Barros Cota; o Pró-Reitor de Graduação, Jorge Adílio Penna e o convidado Nelson Marculan Filho, Ex-Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) e, atualmente, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nos discursos dos docentes foi destacada a importância da expansão dos cursos de pós-graduação da Universidade e o estímulo aos projetos de extensão e aos trabalhos de Iniciação Científica. “Cada vez mais precisamos de interdisciplinaridade entre as diversas graduações da Universidade, com o intuito de construir uma visão sistêmica. Todas as áreas de estudo são importantes para o desenvolvimento sócio-econômico da região e do nosso país”, afirmou o pró-reitor de extensão, Prof. Dr. Armando Maia Wood.

Sobre o tema “Ensino Superior no Brasil na Atualidade”, o palestrante Nelson Marculan Filho enfatizou a importância da interdisciplinaridade entre os cursos e a interação entre docentes, discentes e comunidade como sendo algo imprescindível no cumprimento do papel social da Instituição Federal de Ensino Superior em nosso país. Além disso, o estudioso também alertou para os escassos investimentos em pesquisa no Brasil em comparação com os investimentos nesse setor em outros países, como Argentina, Peru e Estados Unidos.

O encontro dos Saberes, que foi criado em 2009, reúne mostras de trabalhos das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Extensão (Proex) e Graduação (Prograd). O objetivo é ampliar e aprofundar o diálogo dentro da comunidade acadêmica da UFOP e a comunidade externa a ela, de forma a gerar conhecimentos e fortalecer o vínculo e o compromisso com as suas populações-alvo.

Neste ano, o encontro reúne cerca de 1.300 participantes, com 1.200 trabalhos de Iniciação Científica, 200 da área de extensão e 80 da pró-ativa. Além das apresentações, serão oferecidos 18 mini-cursos sobre temas relevantes da sociedade. O evento acontece até essa sexta-feira, dia 12/11.

Confira a programação completa em: www.encontrodesaberes.ufop.br.