Criado por Administrator em qui, 21/03/2013 - 09:35
Bruna Sudário
Em 21 de março é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao massacre que aconteceu no bairro de Shaperville, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul.
A tragédia ocorreu em 1960, quando 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portarem cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, deixando 69 mortos e 186 feridos.
Segundo a professora do Departamento de História, Andréa Lisly Gonçalves, ao longo dos anos houve conquistas substanciais a respeito desse assunto. "São vários os movimentos que estão na luta contra a discriminação racial. Principalmente no Brasil, país em que a maioria das pessoas possui uma descendência africana. No fundo, essa história pertence a todos nós", afirma.
A Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, tem a finalidade de promover e preservar a cultura afro-brasileira. A instituição divulgou que o Governo Brasileiro, em articulação com a sociedade civil organizada, luta para desestabilizar a mentalidade que constrói tragédias como a de Sharpeville.
“As políticas de ações afirmativas, que elevaram consideravelmente o número de negros e negras nas universidades públicas; e a sanção do Estatuto da Igualdade Racial, marco histórico para a construção da igualdade de oportunidades entre negros e não-negros, são dois dos mais recentes passos da política de inclusão para o acesso aos bens econômicos e culturais do País”, comunicou a fundação.
Em nosso país, outra data que é dedicada à reflexão da inserção do negro na sociedade brasileira é 20 de novembro, denominado Dia da Consciência Negra.
Com informações www.palmares.gov.br