Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Ana Amélia Maciel 

Em julho de 1986, foi sancionada a lei que dedica o dia 29 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Fumo, com campanhas, de âmbito nacional, do Ministério da Saúde, visando alertar a população para os malefícios advindos com o uso do fumo. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima-se que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (200 milhões são mulheres), sejam fumantes.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2003, o total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Esses dados comprovam o quanto é maléfico ao organismo o ato de fumar. 

Na UFOP, existe a campanha Avalie Seu Consumo, que busca instigar alunos e funcionários a avaliarem o próprio consumo, em diversos aspectos. O Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Álcool e outras Drogas (GIAD) é uma formação que visa conhecer melhor as dependências químicas para realizar trabalhos na área de prevenção, atenção e pesquisa. 

Existe também o Grupo de Tabagismo que é operativo, alia informação sobre o tabagismo e a parte terapêutica do combate à doença. O grupo é desenvolvido pela psicóloga Magali Ferrari, da Prefeitura de Ouro Preto, mas conta com o apoio das equipes de enfermagem e psicologia da Universidade. O grupo se encontra no Centro de Saúde, todas as quartas, das 14 às 16h; não é necessário fazer inscrição prévia.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.