4ªCineOP abre inscrições gratuitas para oficinas de cultura

História viva, patrimônio da humanidade, Ouro Preto é um espetáculo visual que desde a legendária visita de Orson Welles e do pioneirismo dos irmãos Santos Pereira, com Rebelião em Vila Rica, a cidade-cenário aparece como referência singular e sedia em sua 4ª edição, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, de 18 a 23 de junho – chancelada no Ano da França no Brasil.

É o primeiro evento audiovisual no circuito de festivais do Brasil que se propõe a ser instrumento de valorização, reflexão e encaminhamento de ações de preservação e memória do patrimônio cinematográfico brasileiro e conta com a participação e presença de acadêmicos, colecionadores, instituições, arquivos, acervos,  profissionais do audiovisual que atuam visando contribuir com um olhar para a história a partir do contemporâneo e em intercâmbio com o mundo.

Em sintonia com a proposta de promover uma soma de todos os tempos – o passado como conhecimento e semente do presente e perspectiva de futuro, a CineOP investe em ações que reproduzem e aproximam a discussão de cultura e educação – o cinema como veiculo de conscientização da cidadania – e promove em sua programação além da exibição de filmes, retrospectivas e pré-estréias nacionais, homenagens, seminário,debates,mostrinha de cinema, shows e atrações artísticas, o projeto A Escola vai ao Cinema com ações direcionadas a educadores e estudantes da rede pública de ensino – oficinas, sessões cine-escola, cine-debates.

OFICINAS – INSCRIÇÕES ABERTAS

O evento mantém o compromisso de dar atenção especial à formação no segmento audiovisual – questão fundamental para o fomento da indústria cinematográfica. Desde a primeira edição do evento são promovidas gratuitamente oficinas de cultura dirigidas aos educadores e ao público interessado em reciclar conteúdos pertinentes ao fazer cinematográfico ou adquirir experiência nesse ramo de atividade. Na 4ª CineOP serão  sete oficinas com a oferta de 200 vagas.

“Promover ações de formação e reflexão é contribuir para o desenvolvimento da atividade audiovisual no Estado e no País. As oficinas são instrumentos de qualificação, reciclagem e troca de experiência e conhecimento. Despertam talentos e fomentam a indústria cinematográfica”, destaca a coordenadora geral do evento, Raquel Hallak.

As inscrições e as oficinas são gratuitas. Os interessados em preencher uma das vagas têm até o dia 27 de maio para se inscreverem (18h - horário de Brasília) pelo site oficial do evento: www.cineop.com.br.  Além de preencher a ficha de inscrição disponível no site, os candidatos devem inserir, em seu cadastro, um breve currículo para análise.

Se o número de inscrições ultrapassar a quantidade de vagas oferecidas, a Universo Produção adotará o processo de seleção dos interessados, de acordo com os critérios definidos pela comissão organizadora do evento. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3282-2366.

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público e ocupará três espaços ouro-pretanos – o Centro de Convenções será instalada a sede do evento e o Cine-Teatro (500 lugares), a Praça Tiradentes recebe o Cine-Praça(1.500lugares) e o precioso Cine Vila Rica, fundado desde 1957, ainda hoje, uma referência entre as salas de exibição que resistiram ao tempo no interior de Minas Gerais.

Informações para o público:
(31) 3282.2366 – Universo Produção      site oficial:
www.cineop.com.br

RELAÇÃO DAS OFICINAS

Faixa etária: acima de 18 anos

REALIZAÇÃO EM CURTA DOCUMENTAL
Instrutor: Luiz Carlos Lacerda – RJ
Período: 19 a 22 /06/2009 (sexta a segunda-feira)
Horário: 10 às 13h e de 15 às 18h
Carga Horária: 24 h/aula

A FORMA E A INFORMAÇÃO NO DOCUMENTÁRIO: ESTRATÉGIAS NARRATIVAS
Instrutor: Joel Pizzini - RJ
Horário: 9h30 às 13h30
Carga Horária: 12h/aula
Nº de vagas: 35

DIREÇÃO DE ARTE - CENOGRAFIA E FIGURINOS PARA CINEMA
Instrutor: LUIZ FERNANDO PEREIRA (SP)
Período: 19 a 21/06/2009 – sexta a domingo
Horário: 19 e 20/06 – sexta e sábado – de 10 às 13h e de 14h30 às 17h30 21/06 – domingo – de 10 às 13h
Carga Horária: 15h/aula

HISTÓRIA E CINEMA BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1970
Instrutora: Sheila Schvarzman (SP)
Período: 19 a 20 /06/2009 (sexta-feira a domingo)
Carga Horária: 8h/aula

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA E TRATAMENTO DIGITAL DE ACERVOS FOTOGRÁFICOS
Instrutores: Jussara Vitória e Sérgio Vilaça – MG
Período: 19 a 21 /06/2009 (sexta-feira a domingo)
Carga Horária: 12 horas/aula

O CINEMA NA SALA DE AULA: construindo o conhecimento a partir de imagens e sons
Instrutora: Daniela Giovana Siqueira - MG
Horário: 9h30 às 13h30
Carga Horária: 12h/aula
Público Alvo: Educadores

ARTES PLÁSTICAS NA EDUCAÇÃO
Instrutora: Daniella Penna - MG
Carga Horária: 12 horas/aula
Nº de vagas: 25
Público Alvo: Educadores do ensino básico, fundamental e médio.