Criado por Administrator em ter, 18/02/2014 - 14:08
Fernanda Mafia
O Seminário Brasileiro de História da Historiografia chega à sua 8ª edição, todas sediadas pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana. Neste ano, o evento vai discutir, entre os dias 18 e 21 de agosto, o tema “Variedades do discurso histórico: possibilidades para além do texto”. A UFOP se coloca como referência nacional nas pesquisas nessa área, sobretudo graças à consolidação do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (Nehm). Para um dos organizadores do evento, Rodrigo Machado, “o Seminário faz com que o Nehm e a UFOP se projetem como um dos principais, senão o principal, polo de investigações em história da historiografia no País,” afirma.
O seminário é realizado pelo Nehm, que tem o apoio da Fundação de Amapro à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH). Rodrigo ainda esclarece que “o setor de teoria e história da historiografia da UFOP, aos poucos, tem ocupado um bom lugar também no exterior, sobretudo por meio das parcerias que temos projetado e pelo sucesso que o Seminário Brasileiro de História da Historiografia tem alcançado”.
As inscrições de trabalhos para os simpósios temáticos vão até 20 de março. A organização receberá as propostas no e-mail: seminario_ichs@yahoo.com.br. Já o site www.seminariodehistoria.ufop.br está disponível para inscrições no evento e outras informações.