Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Abertura do Encontro de Saberes mobiliza comunidade acadêmica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Caroline Antunes

“É o evento mais grandioso e mais importante da Universidade”. Foi com esta frase que o reitor da UFOP, professor Marcone Jamilson Freitas Souza, destacou a importância do Encontro de Saberes, cuja quinta edição teve início na manhã desta quarta-feira, 6, no Centro de Artes e Convenções. De acordo com o Reitor, este ano sua responsabilidade com o evento é maior, já que é seu primeiro à frente da Universidade, e destacou, também, que o Encontro é uma oportunidade de mostrar o trabalho que é desenvolvido na Instituição. Em 2013, entre as novidades, o Encontro de Saberes traz uma premiação concedida pela Fundação Gorceix para o melhor trabalho de inovação tecnológica.

00320_abertura_encontro_de_saberes_tamara_pinho_5_2461791091157877787.jpg

Na sessão de abertura do Encontro, os representantes das Pró-Reitorias de Graduação, Extensão, e Pesquisa e Pós-graduação adiantaram ao público o que poderão encontrar no evento. A Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Ida Berenice Heuser do Prado, iniciou os discursos destacando que “a Proex sabe que a UFOP cresceu muito e com ela também cresceu o desafio de ampliar esse envolvimento externo e de consolidar essa ponte de troca de saberes, valores e culturas". Ida defende uma articulação efetiva entre a Universidade e a sociedade e explica que o Seminário de Extensão (Sext) tem o intuito de aumentar a articulação entre as diversas atividades e seus pesquisadores.

O Pró-reitor de Graduação, Marcílio Sousa da Rocha Freitas, destacou em sua fala as atividades da VI Mostra Pró-Ativa, que visa ao desenvolvimento de metodologias e tecnologias de apoio à aprendizagem. O pró-reitor explicou que a bolsa pró-ativa é específica da UFOP, e tem como foco a melhoria das disciplinas de graduação. Já o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Valdei Lopes de Araújo, discursou sobre o papel da Universidade no desenvolvimento da sociedade: “A Universidade pública serve de exemplo para a nossa sociedade, que tem enriquecido profundamente nos últimos anos. A comunidade precisa de modelos de evolução societária e a universidade é capaz de oferecer esse modelo nas mais diferentes direções”.

Em seguida à abertura oficial do Encontro de Saberes, iniciou-se a palestra do professor aposentado da UFMG, Cástor Cartelle Guerra, que é licenciado em letras clássicas, filosofia e ciências naturais, mestre em geociências e doutor em ciências, tendo passado uma parte significativa de sua vida dedicada ao ensino e à pesquisa paleontológica. Sua palestra foi dedicada ao cientista Peter Wilhelm Lund e sua trajetória de vida, que resultou em grandes descobertas científicas em Minas Gerais, principalmente na paleontologia e na zoologia.

UFOP RECEBE ESTUDANTES DE OUTRAS IES - Elisa do Nascimento, estudante de Serviço Social na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), contou que está participando do Encontro de Saberes pela terceira vez. O seu retorno foi motivado pela boa estrutura do evento e pelo diferencial que acrescenta em seu currículo. “Eu espero agregar conhecimento, trocar ideias com os participantes de outras universidades e, principalmente, assistir à apresentação dos trabalhos”.