Criado por Administrator em qua, 19/11/2014 - 14:31
Ana Elisa Siqueira
“O Encontro de Saberes é uma oportunidade de mostrar os avanços da Universidade, além de promover a aproximação e a integração entre estudantes, professores, técnicos-administrativos e comunidade, favorecendo o crescimento pessoal e institucional”, destacou o reitor da UFOP, Marcone Jamilson Freitas Souza, durante a abertura oficial do VI Encontro de Saberes. Segundo Marcone, esse é um evento tradicional e o mais importante da Instituição. O Encontro é uma ação que envolve três pró-reitorias: a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e surgiu a partir do Seminário de Iniciação Científica (SIC).
O pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, André Talvani, contou que o evento está sendo organizado desde junho deste ano, buscando fortalecer os quatro pilares da Instituição: pesquisa, ensino, extensão e inovação tecnológica e empreendedorismo. Talvani ressaltou que o objetivo é promover a diversidade e a interdisciplinaridade entre os participantes do Encontro. O professor utilizou a metáfora do corpo humano para destacar a importância do pensamento institucional. Para ele, as células podem e devem ser diferentes, porém, precisam se unir em prol de um objetivo maior, que é primar pelo crescimento da Universidade.
A pró-reitora adjunta de Extensão, Ida Berenice Heuser do Prado, falou sobre o papel das universidades em produzir e disseminar o conhecimento, que pode acontecer por meio da extensão e eventos como o Encontro de Saberes. Na UFOP, existem 180 ações de extensão em andamento, envolvendo 350 alunos bolsistas.
O pró-reitor de Graduação, Marcílio Sousa da Rocha Freitas, completou que o Encontro é uma oportunidade para estudantes e professores conhecerem as pesquisas desenvolvidas em todos os departamentos da Instituição.