Acompanhe os eventos programados para celebrar a data

A foto é da colação de grau dos alunos dos institutos de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), realizada no dia 6 de fevereiro de 2019. O crédito é de Lívia Ferreira.

O Programa de Pós-Graduação em Letras (Posletras) completa 10 anos em 2020 e traz rodas de conversas e mesas-redondas com professores, ex-alunos e convidados. Às 16h desta sexta (20) o evento encerra com a mesa-redonda "60 anos de Quarto de despejo, de Carolina de Jesus", com a escritora Conceição Evaristo e a professora do Posletras Elzira Divina Perpétua. A conversa é mediada pela professora do Programa Kassandra Muniz.

O evento traz manifestações culturais, apresentações artísticas e rodas de conversa. Às 16h ocorre uma roda de conversa com a Comunidade dos Arturos, de Contagem (MG). Das 17h às 19h é realizado o Conversatório Resistências Latino-americanas: lutas e emancipação, com o tema "Aquilombar é preciso: racismo, colonização e capitalismo no Brasil contemporâneo", com os convidados Rita Ferreira, Benvindo Domingo Gomes e Sheila Dias. A conversa será mediada por Marcelo Abdala, do Rio de Janeiro. Às 19h haverá Dança circular Latino-africana, com Andrea Corrales. Encerrando o evento, às 20h há a Festa de Zumbi e Dandara, com show da banda DSD.

A TV UFOP produziu um vídeo em homenagem ao Dia da Consciência Negra, reafirmando o máximo respeito e a admiração ao trajeto de vida das pessoas pretas e repudiando todos os atos de violência e racismo.