A Universidade Federal de Ouro Preto recebeu, no final de maio, uma visita técnica de representantes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), interessados em conhecer as práticas adotadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). Compuseram a equipe da Unifei o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Davidson Passos Mendes, e o diretor do campus de Itabira, Gilberto Duarte Cuzzuol. O interesse foi pelas áreas de seleção e provimento, desenvolvimento na carreira e capacitação de servidores.
Segundo a pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas da UFOP, Isabela Perucci, o reconhecimento da Universidade como referência se deve a um conjunto de políticas institucionais que buscam valorizar o servidor. "Sempre que conversam com nossos servidores, os colegas da Unifei relatam que eles se mostram satisfeitos com a Instituição e com o desejo de permanecer nela. Acreditamos que isso se deve à valorização, à inclusão nos processos decisórios e à priorização do bem-estar do servidor", explica.
Sobre os setores de interesse da equipe visitante, especialmente de seleção e desenvolvimento nas carreiras, Isabela afirma que, "a partir desse contato, foram acionados os setores responsáveis e cada servidor da Progep apresentou seu trabalho, o que tornou o momento muito produtivo". Ela destaca que a equipe considera essas oportunidades muito ricas, o que revela a importância desse tipo de intercâmbio. "Além de participarmos de fóruns e encontros na área, já temos, por exemplo, uma parceria com a
UFMA que amplia a oferta de cursos de capacitação para servidores das duas instituições", complementa.
O professor Davidson afirma que a escolha da UFOP como destino da visita se deu por relatos positivos sobre o ambiente de trabalho na Instituição. "Em razão disso, numa nova gestão, gostaríamos de entender os motivos de pertencimento e de identidade que faziam os servidores quererem estar na UFOP". Durante o encontro, as equipes compartilharam experiências e discutiram práticas de gestão. "A experiência foi ótima, com excelente compartilhamento. Encontramos um grupo interessado, pró-ativo e competente", destaca o pró-reitor.
Davidson também aponta que a Unifei busca avançar especialmente nas áreas de desenvolvimento e seleção de pessoal. Para ele, "avaliar experiências exitosas e validadas como as da UFOP pode nos ajudar a potencializar essas áreas por aqui". Como resultado da visita, o pró-reitor conta que há perspectivas concretas de continuidade dessa cooperação, com parcerias e trocas de experiências. Entre os elementos observados na Universidade que podem ser replicados em outras instituições federais, o destaque ficou para as políticas de capacitação e desenvolvimento de pessoal.
AVANÇOS - Nos últimos anos, a Progep tem implementado avanços significativos, como a liderança na implantação do teletrabalho na Universidade em 2023, o desenvolvimento do sistema de Carreira de Magistério Superior em parceria com o NTI e a consolidação de políticas como o auxílio à qualificação, que oferece suporte financeiro para os servidores que estão cursando mestrado ou doutorado, e a jornada especial para técnicos administrativos em formação.
Isabela aponta que mais de 72% do quadro de técnicos já cursou pós-graduação, sendo que mais de 31% possui mestrado e 12% têm doutorado. Ela também ressalta que anualmente são disponibilizadas 34 contratações de professores substitutos para que os efetivos possam se afastar para cursar doutorado e outras 26 vagas para que eles possam fazer estágio pós-doutoral. Tudo isso em meio a "esforços contínuos diante de desafios como a falta de recomposição do quadro de técnicos e as restrições orçamentárias que atingem as Universidades", finaliza.
A iniciativa reforça a importância da cooperação entre instituições federais de ensino e destaca o papel da Progep na construção de uma gestão pública eficiente, voltada ao desenvolvimento de pessoas e à valorização do serviço público.