A egressa do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada (PPEA) da UFOP, Raquel Lessa, realizou a apresentação do artigo no encontro anual do 2024 Population Association of America's (PAA), nos Estados Unidos. O trabalho possui como tema “Relação entre mortalidade por suicídio e crise econômica no Brasil entre 2000 e 2015” e foi orientada pelos professores Mirian Ribeiro e Victor Maia, ambos do Departamento de Economia.
Raquel Lessa conta que o que a fez pesquisar esse tema foi o suicídio do cardiologista da sua avó, que ocorreu após o governo de Fernando Collor ter congelado as poupanças. Lessa retoma o sociólogo Émile Durkheim devido a sua colaboração no entendimento do suicídio atrelado a componentes sociais e econômicos. E foi a partir disso que surgiu o interesse da estudante em discutir variáveis econômicas e seus efeitos nas taxas de suicídio.
Assim, surgiu a área de interesse de Raquel, que buscou captar em sua pesquisa os efeitos dos diferentes cenários econômicos do Brasil entre 2000 e 2015 e estabelecer outras conexões importantes, como variáveis demográficas e geográficas (sexo, idade, período, região metropolitana e o indicador econômico).
A estudante ainda aponta que o Brasil - apesar do país possuir uma ciência de grande importância no cenário nacional - possui uma “enorme limitação de dados, então a pesquisa também é limitada”, aponta. “Se usássemos as ferramentas que as universidades disponibilizam para melhorar o país, acredito que estaríamos mais avançados do que estamos agora”, comenta.
O PPA é uma organização científica focada em promover e apoiar pesquisas populacionais de alto nível. Neste ano, o evento aconteceu em Columbus, Ohio, entre 17 e 20 de abril.