A historiadora Ana Paula Scarpa, graduada e mestra pela Universidade Federal de Ouro Preto, lançou recentemente um livro sobre a formação e propagação inicial do discurso de Paulo de Tarso pelo leste mediterrânico em meados do século I EC.
A obra é fruto de anos dedicados à pesquisa sobre os primeiros lampejos cristãos colocados em movimento por Paulo de Tarso. O lançamento vem a público como um manifesto pessoal de reconhecimento dos passos iniciais dados em direção ao interesse que move a autora: o estudo das religiões e religiosidades florescidas na Antiguidade.
Ana Paula relata que os argumentos e análises que estão presentes no livro são o resultado de dois anos de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) e de um subsequente mestrado (Capes), desenvolvidos no Departamento de História (Dehis) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da UFOP, entre os anos de 2012 e 2017, realizados sob orientação do professor Fábio Duarte Joly (Dehis/PPGHIS-UFOP).
"Partindo da investigação das cartas escritas pelo apóstolo ao longo de sua vida, analisamos a composição de seu evangelho e a formação das comunidades sob sua influência à luz das discussões sobre mediterranização e negociação relacional de fronteiras identitárias, étnicas e sociais na Antiguidade", explica.
Ana ainda acrescenta que "a composição do discurso paulino engendrou uma dinâmica de integração, seja no deslocamento físico do missionário, no envio de epístolas e emissários às comunidades, na proposição de novas fronteiras sociais ou no incentivo constante à consolidação de uma coesão comunitária, a partir do reconhecimento de traços identitários, sociais e religiosos comuns aos seus membros".
O livro está disponível para compra no
site da Editora Dialética, responsável pelo lançamento da obra.