Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Aluna de mestrado realiza pesquisa sobre reciclagem de resíduos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Por Bruna Alves
 
A mestranda Olívia de Souza Helena Santos pesquisa sobre a reciclagem dos resíduos gerados no beneficiamento do minério de manganês, da Unidade Morro da Mina. O orientador do trabalho é o professor Cornélio Carvalho, do Departamento de Química (Dequi).

A pesquisa, iniciada em 2011, tem como base o rejeito liberado no beneficiamento do minério de manganês, considerado um passivo ambiental para a empresa. O rejeito requer uma grande área para estoque podendo ocasionar vários problemas, como o de contaminação da água do manancial, se não houver uma correta estocagem.  “A importância desse projeto é o fato de as empresas terem muito rejeito parado, precisando encontrar um fim para eles. E com esse projeto, esse rejeito poderá ser diminuído”, destaca a pesquisadora.

A dissertação de mestrado de Olívia propõe uma forma de reciclar esse rejeito, de modo que se torne um material que possa ter algum valor comercial. “Isso será bom para empresa, pois vai diminuir seu passivo ambiental e contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável. Esse processo de reciclagem pode ser aplicado em qualquer subproduto, desde que se faça um estudo para ver a viabilidade,” afirma Olívia. A pesquisa encontra-se na fase de purificação do produto obtido pelo rejeito.

Estudo de bancada

Está sendo realizado também o estudo de bancada, que é o tratamento químico desse rejeito para transformá-lo em um subproduto, que no caso é o sulfato de manganês. Depois de passar por esses processos, o resultado será apresentado para a empresa para que possa promover estudo de viabilidade. Outra pretensão do projeto e a de realizar um estudo de viabilidade para utilizar o sulfato de manganês em fertilizante.

Seminário

À comunidade acadêmica, Olívia de Souza apresentou dia 26 de abril um seminário sobre a reciclagem dos resíduos gerados no beneficiamento do minério de manganês, da Unidade Morro da Mina, no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB).
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.