Criado por Administrator em seg, 05/11/2007 - 00:00
Pelo segundo ano consecutivo, as alunas de Artes Cênicas da UFOP, Patrícia Albuquerque, Cíntia Birocchi, Diana Pinho Rodrigues e Naiara Dias Campos, foram as únicas estudantes de Artes do Estado de Minas que aprovaram uma oficina para ser ministrada no XI Enearte - Encontro Nacional de Estudantes de Arte, que acontece entre os dias 15 e 21 de novembro, no Rio de Janeiro. No ano passado, foi ministrada a oficina “Mimeses Corpórea”, no encontro que aconteceu em São Luís do Maranhão. Este ano, a oficina é calcada nos Ritmos e Movimentos Brasileiros, suas influências africanas, no toque dos tambores e no resgate histórico.
Sobre a oficina
O Corpo Brasileiro - Nossos Ritmos e Movimentos
A oficina pretende trabalhar uma busca através do corpo de memórias inconscientes e coletivas de um povo criado ao som de tambores, atabaques e ritmos que vieram da África, mas que, através de uma roupagem nova, se tornaram essencialmente brasileiros, acreditando assim que trazemos muito de nossos antepassados no nosso corpo.
A oficina mostrará uma pesquisa embasada em um livro de uma professora de danças brasileiras da Unicamp, Graziela Rodrigues, chamado "Bailarino, pesquisador e intérprete" que fala sobre a essência que reside na inter-relação dos registros emocionais em que estes emergem da vivência na pesquisa de campo com a memória afetiva do próprio bailarino – intérprete.
O trabalho busca, através de estímulos sonoros, fazer com que o corpo dance, com todo o vigor e sinceridade que ele possa ter, sendo assim não acreditamos que seja simplesmente uma oficina de danças brasileiras, mas uma oficina que nos faz pensar sobre nossas origens e perceber como o corpo é adestrado por passos e coreografias que muitas vezes não correspondem o que o corpo brasileiro necessita.