Ir para o conteúdo

Alunas do Pibic-EM apresentam artigo inédito em evento de minérios e metalurgia extrativa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tamara Pinho

As alunas do ensino médio Mariana Fernandes Gonçalves e Gleicilene Castro foram bolsistas do Pibic-EM sob a orientação do professor Carlos Alberto Pereira, do Departamento de Engenharia de Minas (Demin), juntamente com os alunos Francielle Câmara Nogueira, graduanda em Engenharia Metalúrgica, e Douglas Ramos Gonçalves, graduando em Engenharia de Minas. Juntos, os estudantes  desenvolveram o artigo “Distribuição Mássica no Divisor Carrossel”, que foi aprovado para apresentação oral no 25° Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa.

as_alunas_mariana_glaicilene_e_franciele_-_isadora_faria_2_2.jpg
As alunas Mariana, Glaicilene e Franciele. Foto de Isadora Faria.

O professor Carlos Alberto conta que não é muito comum ver alunos tão jovens apresentarem trabalhos na modalidade oral em eventos desse porte: "Apesar de ser um encontro nacional, o evento reúne também pesquisadores de outros países. Muitas vezes, até mesmo alunos da pós-graduação são selecionados para apresentar seus trabalhos apenas em banners. Sermos selecionados já para a apresentação oral supera todas as nossas expectativas”. Uma questão relevante em relação ao artigo dos jovens estudantes é o fato de ainda não existir literatura sobre o trabalho desse equipamento, conhecido como divisor carrossel.

Quando entrou no Pibic-EM, Mariana ainda estava na 8ª série do ensino fundamental. Após a participação no projeto, a estudante teve um incentivo a mais para fazer o curso técnico de Metalurgia. “Eu entrei no IFMG justamente pela experiência que tive no projeto, que me despertou o interesse pela área”,  conta. Já Gleicilene, quando passou a integrar o Pibic-EM, já estava cursando o técnico em Mineração, também no IFMG. Ela está em seu último ano no projeto, mas diz que pretende prestar vestibular para engenharia, na Metalurgia ou em Minas.

isadora_faria2.jpg
Foto de Isadora Faria. 

DIFERENCIAL - As estudantes do ensino médio reconhecem que o projeto só trouxe benefícios, pois jamais imaginariam que, antes mesmo da graduação, conseguiriam escrever um artigo que pudesse ser selecionado para apresentação em um congresso tão importante: “É uma responsabilidade enorme e estamos muito ansiosas”, diz Mariana. Gleicilene completa que a primeira participação em um evento acadêmico traz também um pouco de nervosismo: "Estaremos do lado de pessoas importantes na área, com a presença de outros autores e pesquisadores. Estamos levando o nome da nossa escola e pretendemos apresentar da melhor forma”.

A estudante de Engenharia Metalúrgica Francielle Nogueira, que supervisionou a escrita do artigo, juntamente com Douglas Gonçalves da Engenharia de Minas, resume que a conquista é fruto da força de vontade das colegas: "Eu e o Douglas estávamos ali apenas para guiá-las, o resto é resultado do trabalho que elas fizeram". Mariana finaliza dizendo que "jamais imaginaríamos que pudéssemos fazer algo assim. Se nós conseguimos, outros também podem, o que precisa é ter força de vontade". 

PIBIC - Desde 2010, a Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC-EM/CNPq), disponibiliza bolsas de pesquisa para alunos do ensino fundamental e médio desenvolverem projetos em parceria com alunos da graduação da UFOP. O objetivo é contribuir na formação dos alunos de forma consciente e participativa, além de despertar neles a vocação para a pesquisa científica.

EVENTO - O 25° Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa será realizado de 20 a 24 de outubro, em Goiânia (GO). Além das bolsistas do Pibic-EM, apresentarão trabalhos no evento os estudantes de graduação Neylor Henrique Garcia, Heloísa Neves de Souza, Guilherme Alzamora Mendonça, Aline Costa Silva, Bruno Trindade Ferreira - esses, orientandos dos professores 
Rosa Malena Fernandes Lima, Otávia Rodrigues Martins, Érica Linhares Reis e Jose Aurelio Medeiros da Luz -, além de Adriano Henrique Borges, Francielle Câmara Nogueira e Ana Carolina Castro Barcelos.