Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Aluno da UFOP desenvolve ferramenta que auxilia matrículas de intercambistas na Inglaterra

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Tamara Pinho

Dois estudantes brasileiros, um deles do Departamento de Computação da UFOP, em mobilidade pelo programa Ciência sem Fronteiras, desenvolveram uma ferramenta on-line que facilita o processo de matrícula para estudantes estrangeiros na Universidade de Manchester, na Inglaterra. Apelidada de Timetable Checker (verificador de calendário em tradução livre), o mecanismo auxilia os alunos estrangeiros a montar sua grade curricular sem que o horário das atividades coincida.

Timetable Checker foi criada devido à necessidade de agilidade para o processo de matrícula. Segundo Hannon Queiroz, aluno de Ciência da Computação da UFOP em intercâmbio na Inglaterra, a seleção de disciplinas era feita manualmente: “Tínhamos que conferir matéria por matéria e procurar na timetable [calendário - tradução livre] da universidade se cada atividade de uma aula coincidia com as atividades de outra. Dependendo da sua seleção, isso dá centenas de opções de aulas conflitantes de horário”. Com a Timetable Checker, o aluno seleciona as disciplinas que quer cursar e automaticamente a ferramenta informa se é possível ou não. 
 
A princípio, ela será utilizada apenas por alunos de Computação que estejam em intercâmbio. “O motivo é que alunos que cursam toda a graduação na Universidade de Manchester não correm esse risco de se matricular em disciplinas que batem horário. A possibilidade de colisão acontece com intercambistas porque nós temos a liberdade de escolher matérias de todos os anos e cursá-las ao mesmo tempo. A outra limitação é porque cada departamento daqui armazena seus horários de aula em um banco de dados diferente”.
 
Hannon Queiroz desenvolveu a Timetable Checker em parceria com o aluno da Faculdade de Tecnologia Taquaritinga (SP), Emerson Moreno de Aquino, durante o estágio/pesquisa obrigatório do programa Ciência sem Fronteiras. Ao final da pesquisa, a Universidade de Manchester decidiu adotar a ferramenta para as matrículas, alegando que “o resultado do projeto é extremamente útil e que será implantado para o uso de futuros alunos por muitos anos”. Hannon, que permanece em mobilidade até janeiro de 2015, diz que o verificador não foi empregado ainda porque o projeto só foi finalizado no final de agosto. “A ferramenta ainda não foi utilizada por nenhum aluno, já que o período de matrícula para o semestre de setembro já havia terminado. Mas a ideia é que ela seja usada nos anos seguintes”.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.