Ir para o conteúdo

Aluno da UFOP em mobilidade representa universidade britânica em evento na Indonésia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ana Elisa Siqueira

O estudante do curso de Engenharia Elétrica da UFOP, Victor França, atualmente em mobilidade na University of Birmingham pelo programa Ciências sem Fronteiras (CsF), será o representante da instituição britânica na Cúpula Internacional de Estudantes de Energia 2015. O evento será realizado de 10 e 13 de junho, em Bali, na Indonésia.

A Cúpula reúne estudantes, profissionais da indústria de energia e políticos para discutir o futuro do mercado energético e soluções para os problemas do campo. “É a maior oportunidade de aprendizado desde o meu início no meio acadêmico. Poderei observar e aprender com grandes líderes globais do mercado de energia, além de trocar experiências com alunos do mundo todo que compartilham dos mesmos objetivos e ambições.” destaca Victor.

Dispositivo de energia renovável híbrido
Em março deste ano, Victor França e os estudantes Diego Marchi, Vinícius Dalla Corte e Kaio Faria participaram do desafio da empresa de energia RWE nPower. A competição propunha a seguinte questão: O que a RWE nPower precisa fazer para revolucionar o mercado de energia?

A equipe de brasileiros desenvolveu um gerador de energia elétrica híbrido, que utiliza a força dos ventos, marés e ondas, simultaneamente. Victor explica que o dispositivo pode solucionar problemas como a necessidade de uma grande área para obtenção de potência geradora significativa. Além disso, utiliza equipamentos já disponíveis comercialmente, o que segundo Victor, facilita a implementação do dispositivo a curto prazo.

Os estudantes continuam trabalhando com a possibilidade de dar continuidade no desenvolvimento do dispositivo para o projeto de pesquisa de verão na University of Birmingham. “A área de geradores híbridos é pouco explorada em escala global. No Brasil, seria muito interessante promover e estudar a possibilidade de introdução em grande escala de híbridos, aproveitando os recursos naturais que o país dispõe”, conclui. 

A equipe produziu um vídeo (em inglês) explicando o funcionamento do dispositivo. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=VS3mYqhdfV8