Criado por Administrator em qua, 20/02/2008 - 16:10
A Fundação Milton Campos juntamente com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) concederam o Prêmio Senador Milton Campos - 2007 a estudantes universitários, com o intuito de estimulá-los a participar de estudos e debates sobre questões sociais, ecológicas e ambientalistas. O tema proposto Como Salvar o Planeta Terra desafiou os estudantes a encontrarem formas de preservação de todas as vidas existentes no Planeta.
O aluno do curso de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Rodrigo Reis Lastra Cid, conquistou o 10º lugar dentre vários trabalhos de todo o Brasil. Com o tema da monografia A administração pública e a manutenção da democracia e o título Razoabilidade Democrática e Cosmopolitismo Sustentável, Rodrigo abordou em seu trabalho o planeta como um todo, seus órgãos e estruturas.
A monografia objetiva mostrar que alguns problemas precisam ser resolvidos em órgãos como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização das Nações Unidas (ONU), além da necessidade de criar um melhor mecanismo de direito internacional e a "divisão de poderes", tendo em vista a auto-determinação dos povos e a não-intervenção. “Essa administração mundial precisa ter critérios claros e razoáveis para a justificativa de ações internacionais. A razoabilidade como critério para a justificativa de ações políticas, facilita um certo tipo de consenso numa população diversa. Pode também ser usada numa democracia plural nacional”, completa Rodrigo. No decorrer da pesquisa, o autor ainda sugere alguns princípios para diminuir o efeito da corrupção e gerir um bom funcionamento da administração pública nacional.
Rodrigo acredita que o prêmio é importantíssimo para a formação de uma discussão pública dos maiores problemas a serem resolvidos. “O prêmio me estimulou a escrever soluções para os problemas que considerei os mais importantes, ajudou-me a encontrá-los, a ter uma preocupação maior com a política e com os conhecimentos que regem o funcionamento da administração pública. Acredito também que o prêmio pode fazer com que minhas idéias possam ser lidas por mais pessoas e que haja alguma discussão sobre elas”, finaliza Rodrigo.
O Prêmio Milton Campos será entregue em ato solene, em local e data a serem definidos pela Fundação Milton Campos e o CRUB e terá ampla divulgação nacional.



Ouvidoria




