Criado por Administrator em seg, 09/05/2011 - 13:45
Foi realizada, no dia 02 de maio, na Sala Multimídia do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB), às 10h, a defesa da dissertação de mestrado Música Evolutiva: Uma Abordagem Computacional para Composição Algorítmica, do aluno Alan Robert Resende de Freitas.
Fizeram parte da banca avaliadora os professores Dr. Frederico Gadelha Guimarães (DEE-UFMG), Dr. Rogério Vasconcelos Barbosa (TGM-UFMG), Dr. Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashi (DEMAT - UFMG) e Dr. Marcone Jamilson Freitas Souza (DECOM-UFOP).
Resumo: Este trabalho descreve uma abordagem para composição algorítmica baseada em algoritmos genéticos. São desenvolvidos dois módulos principais, que são os geradores melódico e harmônico. Um dos maiores problemas quando se usa algoritmos genéticos para evoluir melodias é criar uma medida esteticamente consciente de fitness. Neste trabalho, descreve-se uma nova abordagem com uma medida mínima de fitness na qual um conjunto de boas melodias é retornado no fim do processo. Logo depois, uma abordagem multiobjetivo é usada para harmonização da melodia. O algoritmo evolucionário multiobjetivo define mudanças de acordes com diferentes graus de simplicidade e dissonância. Experimentos foram feitos e comparados a julgamento humano dos resultados. As descobertas sugerem ser possível desenvolver funções de \textit{fitness} que refletem a ideia humana de música.