Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Aluno e professor da UFOP participam de intercâmbio cultural na Espanha

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tamara Pinho

Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural, mais uma edição do programa Top Espanha contemplou um estudante e um professor da Universidade Federal de Ouro Preto para uma temporada de três semanas na Espanha. A bolsa, oferecida pelo Banco Santander, proporcionou aos participantes a oportunidade de estudar a língua e a cultura espanhola na Universidade de Salamanca. 

O estudante de jornalismo Cristiano Gomes conta que sabia que a concorrência era grande, mas arriscou e acabou sendo selecionado: “Eu sempre entrava no site da Coordenadoria de Assuntos Internacionais para ver as oportunidades, porém, notava que as possibilidades que eram oferecidas indicavam que o estudante tinha que arcar com os custos. Ao ver essa grande oportunidade de bolsa, logo arrumei os documentos e fiz a minha inscrição”.

Além de Cristiano, o programa concedeu uma bolsa ao professor do Departamento de História Fábio Faversani que viu no programa uma chance de estreitar contatos que já tinha na Espanha e possibilitar uma ponte entre a UFOP e a Universidade de Salamanca (Usal). Faversani conseguiu, em sua estada na Espanha, construir uma proposta de cooperação acadêmica entre as duas instituições, com o tema "Historiografía, Patrimonio y Comunicación Social". O projeto será coordenado pelos professores Francisco Javier Frutos Esteban (Usal) e Mateus Henrique de Faria Pereira (UFOP).

"No momento, estou negociando a construção de mais um acordo de cooperação, sendo este dedicado ao estudo do Império Romano. Foi possível também fazer algumas reuniões no Centro de Estudios Brasileños da Usal e estabelecer um contato que poderá ser acionado no futuro para construir novas atividades em colaboração”.

Para ambos os participantes, o Top Espanha possibilitou experiência internacional que será útil  tanto na vida pessoal quanto na profissional. Para Cristiano, a experiência foi tão enriquecedora que acendeu nele a vontade de ser um correspondente internacional: "Adorei a experiência! Agora tenho a grande missão de continuar com o estudo do espanhol aqui no Brasil para conseguir realizar mais esse novo sonho”. Já Faversani acredita que o mais importante de sua participação no programa foi a possibilidade de estreitar as relações entre a UFOP e a Usal.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.