Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Alunos aptos para a mobilidade acadêmica participam de palestra

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Aldo Damasceno

Aconteceu na última terça-feira, 2 de dezembro, no auditório do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFOP, a palestra "Quase lá". Voltada para alunos que poderão sair em mobilidade internacional a partir de 2015, o evento foi acompanhado, de forma simultânea, por cerca de 140 estudantes dos campi de Ouro Preto e João Monlevade.

Realizada em dois horários, e com transmissão on-line, a palestra foi ministrada pelo coordenador de Assuntos Internacionais, Carlos Magno, e o coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras da UFOP, Marco Antônio Moreira de Carvalho, que explicaram a importância desse encontro para os estudantes da Universidade. "O modelo de gestão do Ciência sem Fronteiras da UFOP é muito elogiado e replicado em várias universidades diferentes. E, assim, uma das atividades que decidimos fazer a partir deste semestre foi essa reunião do "Quase lá", porque antes disso havia apenas dois contatos com os estudantes do intercâmbio, que era no primeiro período e depois, quando ele já estava viajando; durante esse período, o aluno ficava um tanto quanto perdido e, muitas das vezes, acabava esquecendo de entregar seus documentos para poder viajar. Além disso, essa reunião também serve como forma de nos aproximar cada vez mais do aluno, mostrando para eles que estamos aqui para ajudar em tudo aquilo que for possível", destacou Marco Antônio.

Os coordenadores também apontaram para a importância de o aluno se planejar antes da viagem, entrando nosite das embaixadas para obter dicas e informações sobre a cultura e os costumes dos países de destino, sem se esquecer também de fazer um plano de estudos para evitar perdas e atrasos em sua formação acadêmica. Thais Tiso é aluna do 5º período do curso de Engenharia de Produção e demonstrou ter gostado da palestra: "Achei interessante, porque pude esclarecer muitas coisas, principalmente com relação às datas, pois precisamos ficar atentos para não perder os prazos de entrega dos documentos que antecedem as viagens. E agora, com tudo encaminhado, pretendo ir para a Austrália em 2015". Já a estudante Bárbara Zambelli, do 7º período de Engenharia Geológica, tem interesse em viajar para Irlanda, "Tenho interesse em viajar para esse país, e a palestra de hoje me ajudou a entender muitas outras coisas. Por isso, precisamos ficar atentos a todas as vagas para não perder as oportunidades que são muito interessantes", comenta.

A ideia dos coordenadores é de que haja uma terceira reunião com os estudantes antes da viagem, que será chamada de "Reunião da partida", na qual serão passadas as últimas dicas e informações.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.