Criado por Administrator em qua, 21/08/2013 - 16:34
Fernanda Matias
Três alunos da Universidade de Oxford participam de um intercâmbio na Federal de Ouro Preto. Eles participam das atividades do laboratório para Modelagem e Simulação do Sistema Terrestre – TerraLAB, do Departamento de Computação.
O grupo chegou a Ouro Preto em julho e é formado pela doutoranda em Geografia Linda Geaves, pela aluna de graduação em Matemática Elizabeth Hancock e Josh Peaker, graduando em Computação.
De acordo com o coordenador do TerraLab, professor Tiago Garcia de Senna Carneiro, os estudantes acompanham os trabalhos do simulador TerraME – Modeling Environment.

Equipe do TerraLab
O projeto foi desenvolvido pelo TerraLAB em parceria com o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). “O software tem permitido a diversas instituições governamentais avaliar políticas públicas por meio de cenários simulados”, explica Tiago.
Linda, 25, destaca que a disciplina adotada na UFOP é diferente da utilizada em seu país e isso tem auxiliado na sua produção. “Aprendi muito sobre modelagem e vou levar essa experiência para Oxford”, afirma. A estrutura é elogiada por Elizabeth, 21. “Aqui, desenvolvemos projetos mais reais”, conclui.
Os ingleses participam do intercâmbio até o fim de setembro deste ano. Ele foi possível graças ao credenciamento da UFOP junto ao Oxford University Internship Programme, no início de 2013.
TerraMe
No Brasil, o INPE utiliza o TerraME para responder questões relacionadas às Mudanças de Uso e Cobertura do Solo na região Amazônica. Já os pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) adotam o software para avaliar questões relativas ao Controle da Dengue. No caso da EMBRAPA, a plataforma é usada em análises referentes a efeitos das erosões, acelerados por mudanças climáticas, sobre a produção de grãos.
A plataforma de modelagem ambiental TerraME tem código aberto e pode ser baixada gratuitamente no site www.terrame.org, nas versões Windows, Linux e Mac.