Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Alunos de Museologia da UFOP promovem exposição curricular "Cores do Inconsciente"

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Daiane Bento

"Cores do Inconsciente - Os desvios da lucidez" é o tema da exposição curricular promovida pelos alunos do 7° período do curso de Museologia da UFOP. A abertura será no dia 31 de outubro e as obras podem ser conferidas até o dia 28 de novembro, das 12h às 20h, na sala de exposições do Departamento de Museologia, no campus do Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. Ações educativas com grupos escolares da região, seminário "Saúde Mental: enigmas e paradoxos" e sessões de filmes comentados no Cine Teatro Vila Rica também integram a programação do evento.

A proposta é levar arte e conhecimento ao público de Ouro Preto e região, trazendo o questionamento: "Afinal... o que é ser normal?", assim como proporcionar cultura, lazer e entretenimento por meio da iniciativa."A exposição deste ano pretende trabalhar inserindo a acessibilidade, a inclusão e a sustentabilidade, de modo a proporcionar à comunidade e aos alunos um projeto integral que envolva, desde o seu conceito, a valorização do ser humano no que tange à educação como formadora do indivíduo ativo, reflexivo, colaborador e consciente do meio em que vive", aponta a aluna Ana Carolina Pereira, participante do projeto.

No dia 7 de novembro, acontecerá o seminário com o tema "Saúde Mental: enigmas e paradoxos", no auditório do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead), a partir das 18h. Já os filmes serão exibidos nos dias 10, 11 e 12 de novembro, às 18h e às 20h, no Cine Teatro Vila Rica, também em Ouro Preto. Toda a programação é gratuita.

Saiba mais acessando a página do evento: www.facebook.com/coresdoinconsciente.

Aprendizado prático

O curso de Museologia da UFOP possui em sua grade curricular a disciplina Exposição Curricular (MUL153), que faz parte da formação dos alunos e consiste na elaboração e na montagem de uma exposição. Tem por objetivo reunir todos os conceitos teóricos apreendidos, aplicando-o na pesquisa e no desenvolvimento de um tema escolhido pela turma. Indo além das exigências de uma disciplina acadêmica, ela é voltada a uma temática social pertinente e aberta a reflexões.

A exposição conta com o apoio institucional da UFOP e com parceria de diversas empresas da cidade de Ouro Preto e Mariana, que auxiliam com serviços e produtos necessários para a promoção e a transformação das ideias em recursos comunicacionais. É elaborada e executada pelos alunos com orientação do professor responsável, que, nesta edição, é da professora Betânia do Carmo.

"Esta é a 4° edição da Exposição e será a primeira a trabalhar conceitos de acessibilidade aplicados. Foi idealizada dentro de procedimentos que intencionam diminuir os impactos ambientais gerados por todo o processo, promovendo, dessa forma, práticas sustentáveis como o recolhimento de materiais recicláveis e do lixo eletrônico", conta o aluno Paulo Otávio.

Paralelamente à exposição, será realizada a Mostra de Cinema, com filmes como "Um estranho no ninho" de 1975, aberta a todo o público no Cine Teatro Vila Rica. Após a exibição de cada filme, serão realizados debates. Haverá também um seminário, que tem como objetivo discutir a temática elaborada pela exposição, convidando  profissionais do tema para debater as nuances apresentadas na exposição. O seminário é aberto ao público com vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas aqui.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.