Criado por Administrator em sex, 06/09/2013 - 13:01
Tamara Pinho
O professor Clézio Roberto Gonçalves, do curso de mestrado em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e seus orientandos Luís Ricardo Pires, Danilo Araujo de Souza, Bianca Rodrigues Pereira e Verônica Barçante Machado, participaram do XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, entre os dias 26 e 30 de agosto, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Gonçalves coordenou a mesa-redonda “Sociolinguística e Geolinguística em debate”, na qual seus alunos apresentaram trabalhos. As apresentações tinham como tema estudos sobre a linguística de Ouro Preto como, por exemplo, o trabalho de Luís Ricardo Pires intitulado “Moro ni Ouro Preto - uma abordagem socioliguística”, que consistia em analisar as formas linguísticas em uso, sobretudo aquelas que fazem parte do processo de variação linguística do português brasileiro. Para isso, o estudante analisou como os nativos de Ouro Preto utilizam “em” e “ni” como função de preposição indicativa de localização e de direção.
O professor destaca que a participação em um evento tradicional como esse é “significativamente importante para gerar discussão entre os alunos da graduação e da pós-graduação, com os professores e pesquisadores da área”.