Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Alunos montam poema-escultura de Guilherme Mansur no jardim do Departamento de Música

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Poeta ouro-pretano, Guilherme Mansur doou ao Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac) da UFOP o poema-escultura Sísifo, obra de sua autoria criada em 1997. Alunos do Departamento de Música (Demus) montaram a escultura no dia 26 de março, em atividade coordenada pelo professor e diretor do Ifac, Guilherme Paoliello.

A ação fez parte da disciplina Prática Pedagógica em Música, ministrada por Paoliello, cujo objetivo é estudar as possibilidades de integração entre ensino de música e arte contemporânea. Ainda dentro das atividades da disciplina, os alunos visitaram o Museu de Arte Contemporânea Inhotim e realizaram uma série de encontros com o poeta, quando foram discutidos temas relacionados à criação artística.


sisifo.jpg

Mitologia

“Sísifo fora condenado pelos deuses a realizar um trabalho inútil e sem esperança por toda a eternidade: empurrar sem descanso uma enorme pedra até o alto de uma montanha de onde ela rolaria encosta abaixo para que o absurdo herói mitológico descesse em seguida até o sopé e empurrasse novamente o rochedo até o alto, e assim indefinidamente, numa repetição monótona e interminável através dos tempos. O inferno de Sísifo é a trágica condenação de estar empregado em algo que a nada leva. Ele amara a vida e menosprezara os deuses e a morte. Por tal insolência fora castigado a realizar um trabalho sem esperança. Sua rebeldia poderia ter sido motivo de reverência por insurgir-se contra o espectro da morte e o poder dos deuses, mas fora castigado por uma justiça duvidosa. Não seríamos todos Sísifos que fazemos de nossa vida diária uma enorme pedra que levamos ao topo de uma montanha para que role ladeira abaixo e volte a ser erguida no dia seguinte na rotina do trabalho que se repete sem variação ou renovação?”

 

(Anderáos Neto)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.