Ir para o conteúdo

Analista de Ciências Sociais do Pnud/Brasil fala no evento Trocando Ideia sobre IDH

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Daiane Bento

O Trocando Ideia "E este tal de ideagá? contará com o bate-papo ministrado por Samantha Dotto Salve, analista de Ciências Sociais no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud/Brasil). O evento, que é aberto ao público, acontece hoje, dia 30 de outubro, a partir das 19h, no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb), no campus Morro do Cruzeiro da UFOP, em Ouro Preto.

Em conversa com a convidada, ela explica que o evento tem o objetivo de discutir a importância do desenvolvimento humano do Brasil. "Falaremos sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), uma adaptação do IDH Global para os municípios e estados brasileiros. Abordaremos também o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, que é um site de consulta de dados, no qual você encontra o IDHM e, além disso, mais de 200 indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010", explica a palestrante.

Samantha acrescenta que serão destacados os dados de Minas Gerais e será apresentado o Atlas das Regiões Metropolitanas, com lançamento previsto para novembro, que trará o IDHM para 20 regiões metropolitanas, que aprofundarão os dados dos bairros dessas regiões, como a de Belo Horizonte, que está inclusa no projeto. Ela espera que o evento renda um debate frutífero e que incentive a discussão sobre o desenvolvimento humano, facilitando o acesso aos dados pela população em geral.

"Podemos destacar três expectativas fundamentais do projeto: contribuir para a gestão municipal, empoderar cidadãos e democratizar informação". Destaca também que a discussão será importante pela capacidade em fornecer informações sobre os municípios  próximos, fazendo com que os participantes conheçam melhor as realidade de suas cidades e aprendam a utilizar o site que é uma importante ferramenta de busca de dados. "Entendemos que, ao proporcionar um olhar mais próximo sobre os municípios brasileiros, o Atlas Brasil orienta caminhos e provoca reflexão sobre os rumos do desenvolvimento humano no País", ressalta.

Para acessar as informações sobre os municípios brasileiros, consulte o site www.atlasbrasil.org.br/2013.