Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

ANBio debaterá bioterrorismo em Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Medidas de prevenção de risco e sistemas de proteção de materiais biológicos terão curso especial durante V Congresso Brasileiro de Biossegurança

Após o ataque às torres gêmeas em 11 de setembro, nos Estados Unidos, passou-se a falar mais sobre o bioterrorismo, que é a liberação intencional no meio ambiente de produtos químicos ou agentes infecciosos prejudiciais à saúde. Esses agentes, como a bactéria Bacillus anthracis causadora do Anthrax, podem ser liberados no ar, por meio de poeiras e outros agentes dispersores de fácil manipulação. Pela facilidade de propagação e dificuldade de diagnóstico de epidemias causadas por agentes biológicos é que, cada vez mais, os profissionais da biossegurança, em todo o mundo, preocupam-se em aprimorar continuamente as medidas de segurança no manejo e armazenamento desses materiais.

A troca de experiências e a discussão de novos procedimentos entre os principais especialistas mundiais nessa área, além de permearem os temas em debate, serão objeto de curso especial que a Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) promoverá, durante o  V Congresso Brasileiro de Biossegurança e V Simpósio Latino Americano de Produtos Transgênicos, que ocorrerão de 18 a 21 de setembro, em Ouro Preto-MG. Durante dois dias (19 e 20), das 16h às 18h, especialistas mundiais do Departamento de Estado Americano, sob a coordenação de Dr. Erin Phipps, da Sandia National Laboratories, dos Estados Unidos, apresentarão as novidades sobre o assunto. O número de vagas está limitado a 100 pessoas, que já podem fazer suas inscrições pelo site da ANBio (www.anbio.org.br), sujeitas a avaliação prévia do Comitê Científico.

 

Entre os conferencistas do evento, que também abordarão temas relacionados ao bioterrorismo, estão o Dr. Chris Wolf, Coordenador do Programa de Erradicação da Poliomielite da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Genebra, que falará sobre o programa da OMS de Biossegurança dentro das regras de Biosseguridade, durante Conferência Magistral, no Teatro Ouro Preto, às 18h45 do dia 18; e o Dr. Reynolds Salermo, representante do governo americano (Sandia National Laboratories), que falará sobre manejo de resíduos biológicos de alto risco e do programa de segurança biológica, às 11h30 do dia 19.

 

Outros temas de igual relevância como os aspectos bioéticos relacionados a biossegurança e a capacitação em biossegurança serão discutidos com especialistas internacionais como o Dr. George Tzotzos da UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial), a Dra. Tea Garcia-Huidoro da UNEP/PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e o Dr. Jose Luiz Ramirez da UNU-BIOLAC (Programa de Biotecnologia para América Latina e Caribe da Universidade das Nações Unidas).

 

SERVIÇO:

V Congresso Brasileiro de Biossegurança

V Simpósio Latino-Americano de Produtos Transgênicos

Curso Especial Revisão de Princípios de Biosseguridade Laboratorial

Realização: Associação Nacional de Biossegurança - ANBio

Período: 18 a 21 de setembro

Local: Centro de Artes e Convenções da UFOP, Ouro Preto-MG

Para informações e inscrições:

Secretaria Executiva do Congresso - ANBio

www.anbio.org.br

Tel: (21) 2220 8678

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.