Criado por Administrator em sex, 05/12/2008 - 13:50
O Professor Francisco Moura do Departamento de Educação e o Professor Antônio Clésio Ferreira do Departamento de Engenharia de Automação, propõem a Ação Acadêmico-Voluntária da UFOP, que visa enviar para o Estado de Santa Catarina um ônibus com estudantes voluntários, para auxiliarem nas atividades desenvolvidas pela Defesa Civil desse estado.
Apresentação
A Universidade Federal de Ouro Preto tem se destacado nos últimos anos com os inúmeros projetos e ações que envolvem a comunidade externa. Tais ações podem ser identificadas nos projetos de extensão instalados no entorno de Ouro Preto e demais regiões de Minas Gerais, bem como na Ação UFOP com a Escola recém implementada pela administração superior. Esta incursão da UFOP no seio da comunidade tem fortalecido as articulações entre os três pilares que norteiam as políticas da universidade, a saber: o ensino, a pesquisa e a extensão.
A Ação Acadêmico-Voluntária se encaixa nesta perspectiva institucional de levar às comunidades a atividade voluntária acadêmica e científica, de caráter pontual, para intervir de forma a modificar e provocar melhorias aos grupos e comunidades em situações de dificuldades ou calamidades. Esta ação visa, principalmente, causar uma transformação na comunidade atendida. Recorremos à definição apresentada pelas Nações Unidas para o termo Voluntariado, que afirma ser voluntário "o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...". Entretanto, em função das habilidades e conhecimentos que possuem os universitários da UFOP, acrescentamos a esta proposta que o aluno voluntário engajado nesta Ação leva também para as comunidades os conhecimentos adquiridos durante os seus anos de estudo. Nesse sentido, propomos como projeto piloto enviar para o Estado de Santa Catarina um ônibus com estudantes voluntários para auxiliarem nas atividades desenvolvidas pela Defesa Civil daquele estado.
No sentido expresso acima, propomos que a UFOP inclua nas suas metas ações acadêmico-voluntárias regulares, na freqüência de uma vez por ano, e que as repúblicas estudantis estejam engajadas neste movimento.
Abaixo descrevemos as atividades propostas para a primeira ação acadêmico-voluntária.
Objetivo
Levar para grupos e comunidades externos à UFOP conhecimento acadêmico de forma voluntária.
Ações
Agir nos diferentes grupos ou comunidades de forma a melhorar e transformar de forma estável e permanente as situações de dificuldades que estão vivenciando.
Participantes
Poderão participar desta ação alunos regularmente matriculados em curso de graduação ou pós-graduação da Universidade Federal de Ouro Preto.
Apoio financeiro institucional
A UFOP disponibilizará o transporte até o local de ação na Cidade de Itajaí, em Santa Catarina.
Os voluntários receberão auxílio alimentação correspondente aos dias envolvidos nesta Ação.
Local da atuação
Os alunos voluntários atuarão na Cidade de Itajaí, junto a Defesa Civil desta Cidade, no seguinte endereço: Pavilhão de Eventos Marejado, Avenida Ministro Victor Conder, 303, Centro, sob a responsabilidade da Sra. Ilda Carolina Viola.
Duração da atuação
Os alunos voluntários trabalharão por um período de 07 (sete) dias, contados a partir da data de partida.
Saída de Ouro Preto-MG com destino a Itajaí-SC: 12/12/2008
Saída de Itajaí com destino a Ouro Preto-MG: 19/12/2008
Documentos necessários
Os alunos interessados deverão comparecer no Prédio da Reitoria, sala ARI (Assessoria de Relações Internacionais) e preencher formulário manifestando interesse de participação, munido das seguintes informações e documentos.
Nome:
Curso:
Período:
Comprovante de Matrícula:
Endereço da moradia estudantil em Ouro Preto\Mariana:
Endereço Residencial (caso não seja de Ouro Preto\Mariana):
Carteira de Identidade:
Nome do Banco:
Número de Conta Corrente:
Agência Bancária:
Observações gerais
Caros Estudantes, caso o número de voluntários inscritos seja superior ao número de vagas disponíveis (30 vagas), os coordenadores realizarão entrevistas com os interessados na terça-feira, no período da tarde, no mesmo local da inscrição. Para a entrevista contaremos com o apoio dos funcionários da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – PRACE.
Participe! Dedique parte do seu tempo àqueles que necessitam de você hoje.



Ouvidoria




