Ir para o conteúdo

Ação do NEI em parceria com o Xerox 2º Dinho doa computador a aluno de Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Roberta Nunes
 
O Núcleo de Educação Inclusiva (NEI), órgão coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFOP, em parceria com o Xerox 2º Dinho, doou um computador ao secundarista Julio Cézar Francisco  Gonçalves, que é cego. O estudante participou de um curso sobre deficiência visual oferecido pelo NEI, através do programa UFOP com a Escola, quando relatou sua dificuldade em aplicar os conceitos aprendidos acerca dos leitores de tela, uma vez que não tem condições de adquirir um computador.

O curso foi ministrado pela coordenadora do NEI, Marcilene Margalhães da Silva, em dezembro de 2012, com o tema “Deficiência visual: conceitos, caracterização e ação pedagógica”.  Professores e profissionais da educação dos municípios de Ouro Preto, Mariana, Itabirito, Acaiaca e Diogo de Vasconcelos participaram dessa ação, objetivando ampliar seus conhecimentos sobre os aspectos teóricos e práticos da educação inclusiva.

O Núcleo de Educação Inclusiva é incumbido da missão de dar suporte acadêmico e pedagógico aos alunos que apresentam demandas especiais. Consciente de que a acessibilidade por si só não faz inclusão, o Núcleo entrou em contato com empresas da região e Liderino Lopes Valente Junior , dono da Xerox 2º Dinho,  prontamente doou um computador semi-novo. O equipamento já foi entregue com os leitores de tela NDVA, Dspeech, Dosvox instalados pelo Núcleo,  ambos comprometidos com o processo de inclusão das pessoas que apresentam demandas especiais.


Mais informações sobre o NEI estão disponíveis no site www.nei.ufop.br ou pelo telefone  (31) 3559.1325.
 
 
O monitor do NEI, Felipe Numeriano, orienta Júlio César como utilizar os programas  de leitor de tela
 
nei_2.jpg